Aceitação dos cardápios oferecidos na rede de ensino fica acima da média nacional

18/07/2019

A Secretaria Municipal de Educação promoveu uma pesquisa, nas 10 escolas de Educação Básica da Rede, para avaliar a aceitação dos cardápios oferecidos para os alunos. Segundo o Secretário, Victor Hugo Junqueira, foi adotado como teste para avaliação o método da Escala Hedônica, facial, mista, verbal e lúdica. Foi priorizada a refeição principal do período da manhã, o almoço, e valendo ressaltar que neste período ainda existem duas outras refeições, sendo elas o café da manhã e uma fruta. A pesquisa foi realizada nas escolas que recebem refeições produzidas na Cozinha Piloto, além da Escola Municipal Célia Bueno Cavalcante de Albuquerque, que possui produção local.

Os cardápios apresentados, de forma diversificada em cada uma das escolas, tinham arroz, carne moída com mandioquinha ensopada, repolho refogado, feijão, salada de ovos com Legumes (Cenoura e Vagem), filé de tilápia ao molho, macarrão ao molho branco, quibe assado, macarrão ao molho bolonhesa, salada de couve com tomate, frango com batata, virado de abobrinha, ensopado de mandioquinha, empanado de frango assado, creme de milho e lagarto em bife ao molho.

O estudo indicou um percentual médio de aceitabilidade de 88,23% (incluindo todas as unidades escolares), ultrapassando o percentual mínimo estabelecido pelo FNDE de 85%. O resultado evidencia que o objetivo de oferecer um cardápio nutricionalmente adequado, contemplando hábitos alimentares culturais da região foi alcançado.

“Essas pesquisas são importantes para orientar o trabalho da Divisão da Merenda Escolar, visando promover adequações quando necessárias, para que possamos garantir uma alimentação de qualidade todos os dias. Os resultados desse semestre foram muito satisfatórios, o que mostra que estamos no caminho certo”, ressaltou o Secretário.