Museu Washington Luís recebe os containers para sua reserva técnica

08/06/2018

Museu Washington Luís recebe os containers para sua reserva técnica

O Museu Histórico e Pedagógico Dr. Washington Luís, de Batatais, localizado na Antiga Estação Ferroviária, recebeu nessa semana os dois containers que serão utilizados para reserva técnica. Segundo a Pesquisadora Cultural, Alessandra Baltazar, responsável pelo Museu, trata-se de um Projeto da Arquiteta Mariana Mazzola Servidoni, contemplado pelo PROAC. “O espaço será destinado às peças que não estão em exposição, sendo uma exigência para o bom funcionamento do Museu. Será um ambiente adequado para organização do arquivo de materiais e documental”, ressaltou.
A chegada dos containers é uma das etapas, agora serão instalados os revestimentos internos em gesso, ar condicionado, parte elétrica, pintura e, por fim, mobiliário e o paisagismo no entorno. O recurso conseguido via PROAC é de R$ 75 mil, sendo que trinta porcento desse valor só será liberado ao final de todas as instalações, previstas para o segundo semestre. “A Reserva Técnica habilita o nosso Museu a atender parâmetros do Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP), ferramenta do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), da Secretaria da Cultura do Estado, que possibilita a qualificação das instituições museológicas paulistas. O local será adequado, com controle de luz e temperatura, garantindo ao Museu mais espaço para as exposições, maior rotatividade das mesmas, bem como um ambiente apropriado para a pesquisa de documentos”, informou o Diretor de Cultura, Luciano Dami.

Para o Museu batataense é a obra mais importante que poderia ser realizada no momento, pois o acervo está exposto a vários fatores que aceleram a deterioração. O desafio é garantir sua preservação, tornando-o cada vez mais acessível ao público.