Atenção: Faça sua parte no combate ao mosquito da dengue

15/02/2024

O Brasil enfrenta neste momento a maior epidemia de dengue. Por isso, se você planeja viajar a descanso ou possui uma rotina de trabalho/passeio fora da cidade, reforce as precauções necessárias: use roupas que cubram a maior parte do corpo, aplique repelente contra insetos e, se possível, evite destinos com alta incidência de transmissão da doença.

Batatais, uma cidade conhecida por sua hospitalidade, está convocando seus moradores para unirem esforços no combate ao Aedes aegypti. A Semusa (Secretaria Municipal de Saúde) está intensificando suas ações de prevenção e conta com a colaboração ativa da população para evitar a propagação do mosquito transmissor da dengue, Zika Vírus e Chikungunya.

Essas doenças são sérias e podem ser fatais. Portanto, é importante que cada cidadão se comprometa com a tarefa contínua de eliminar os criadouros do Aedes aegypti.

Confira algumas recomendações práticas, segundo as secretarias municipal e estadual de Saúde:

• Feche as caixas d’água e limpe as calhas

• Descarte pneus usados em postos de coleta

• Trate a água da piscina com cloro

• Feche lixeiras e sacos de lixo

• Tampe ralos

• Elimine pratos de vasos de plantas

• Lixo reciclável: Mantenha-o em saco fechado e em local coberto para evitar acúmulo de água.