Exposição ‘Imigrantes do Café’ será aberta em Batatais dia 14 de Março

27/02/2018

No dia 14 de Março, data do aniversário de emancipação político-administrativa de Batatais, será aberta, às 14 horas, no Museu Histórico e Pedagógico Dr. Washington Luis, na Estação Cultura, a Exposição ‘Imigrantes do Café’.
Segundo informações do Departamento Municipal de Cultura, a exposição ocorrerá em nosso município graças a parceria com o Sistema Estadual de Museus – SISEM-SP, Museu da Imigração de São Paulo e Museu do Café de Santos, se estendendo até o dia 14 de Abril.
A atração apresenta histórias e memórias da imigração nas lavouras cafeeiras no estado de São Paulo . No percurso expositivo, a ideia é apresentar o ciclo ‘do porto ao porto’, expondo ao público o início e o fim do processo de produção cafeeira. Ao entrar no espaço, o visitante tem como primeiro contato o navio, que representa o momento do desembarque no porto de Santos. Em seguida, a exposição mostra os passos dos trabalhadores que chegavam e logo subiam a serra rumo à Hospedaria de Imigrantes do Brás, e o curso até as fazendas – contextualizando os ambientes de trabalho e os momentos de diversão desses imigrantes. Finalizando a mostra, o visitante encontra novamente o porto, por onde são exportadas as sacas de café. As tarefas dos imigrantes nas lavouras são evidenciadas por meio de um acervo repleto de fotografias, objetos, textos e depoimentos.
O Diretor de Cultura, Luciano Dami, ressaltou que a Exposição ‘Imigrantes do Café’, integra a programação de eventos alusivos ao Aniversário de Batatais.

Posts Relacionados

Marcadores

Compartilhe