Alunos do ‘Bom de Nota, Bom de Dança’ participam do XIII Fórum Permanente de Educação, em Batatais

17/10/2017

Alunos e professores do núcleo Batatais do Projeto ‘Bom de Nota, Bom de Dança’ participaram do XIII Fórum Permanente de Educação, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, entre os dias 9 e 11 de outubro. O evento, que visa à formação continuada para professores, gestores e educadores da rede municipal, contou com palestras, oficinas e conferências. Algumas destas atividades ocorreram por apresentações de alunos da rede municipal. Na quarta-feira (11), foi a vez das crianças atendidas pela iniciativa mostrarem ao público presente um pouco mais do projeto.

No Teatro Municipal Fausto Bellini Degani, a turma das danças urbanas apresentou o ‘Bom de Nota, Bom de Dança’, uma ação do Ministério da Cultura e da Usina Batatais, realizado pela Associação Pró-Esporte e Cultura e pela Goal Projetos, com apoio da Prefeitura Municipal de Batatais. Os alunos também mostraram a cultura hip hop aos convidados e, junto ao professor Adir Júnior e ao monitor João Paulo Soriano, realizaram uma ‘batalha’ – competição de dança formal ou informal. Teve, ainda, uma coreografia do maculelê, dança folclórica originalmente praticada por negros e caboclos do Recôncavo Baiano, que simula uma luta com bastões de madeira, ao som de atabaques e cânticos.

Esta foi a primeira vez que as crianças participaram de um evento como este. O assistente de coordenação do projeto, Rodolfo Tarso, contou que o convite foi feito por Vanusa Manieiri, diretora EMEB do CAIC Gilberto Dalla Vecchia, escola sede da iniciativa no município.

Para Rodolfo, foi uma grande oportunidade para que os alunos pudessem ter contato com o público, além de mostrarem os passos que vêm aprendendo desde o início deste ano. “As crianças estavam ansiosas, mas animadas com o momento. Ao final da apresentação, elas foram muito aplaudidas pela platéia, que se encantou com as coreografias”, comentou.

Sobre o projeto

O ‘Bom de Nota, Bom de Dança’ oferece aulas de balé e danças urbanas de forma gratuita para meninos e meninas de sete a 12 anos, regularmente matriculados na rede municipal de ensino de Batatais. Além das atividades, os pequenos também recebem lanche após cada aula e uniforme.

A iniciativa busca levar aos alunos uma nova perspectiva de mundo, incentivando e integrando-os, tanto nos estudos como na dança. Entre os objetivos do projeto está o enriquecimento da formação integral dos alunos com experiências culturais e a promoção de melhorias no desempenho escolar dos alunos.

Em Batatais, as aulas são realizadas na EMEB do CAIC Professor Gilberto Dalla Vecchia, na rua Coronel Joaquim Marques, 1260. As atividades são realizadas com recursos de incentivo fiscal da Usina Batatais, via Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), com o objetivo e missão de levar e fomentar a cultura na cidade, em parceria com a educação.