Trabalho da Secretaria de Assistência Social busca transformar a realidade das pessoas em situação de vulnerabilidade.

04/08/2021

A área de Assistência Social do município, que tem atenção prioritária da atual Administração Municipal, atua em diversas frentes de trabalho importantes para atendimento, apoio e proteção a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, baixa renda, idosos, pessoas em situação de rua, entre outros casos.


No âmbito de atuação dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, em que Batatais possui 3 unidades, atende mensalmente a 600 famílias. É feito o acompanhamento de beneficiárias de programas de transferência de renda; encaminhamento para serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes, executado em parceria com a ADEPAB; convivência para idosos no CCI e o de atendimento domiciliar a idosos, em parceria com a ABADEF, serviços que conjuntamente ofertam 250 vagas mensais.


Existe também o Centro de Referencia Especializado de Assistência Social - CREAS, com atendimento a crianças, adolescentes, mulheres vítimas de violência e idosos em abandono.

Nesse serviço, que tem média de 120 atendimentos mensais, ocorre a análise e encaminhamento para acolhimento de idosos, pessoas com deficiência e apoio diário para dependentes, como o serviço de proteção social especial a pessoas com deficiência idosas e suas famílias, executado em parceria com entidades como a Comunidade Divina Misericórdia, APAE e Lar São Vicente de Paulo, ações que somam 190 atendidos por mês.

O CREAS também é a referência para pessoas em situação de rua e para o acompanhamento de medidas socioeducativas para adolescentes em cumprimento de liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade. Cerca de 30 jovens estão incluídos nesse referenciamento executado atualmente em parceria com a Adepab.
É de responsabilidade da assistência social a administração do serviço de acolhimento a crianças e adolescentes, com o gerenciamento da Casa Abrigo Moyses de Oliveira.

A Secretaria ainda faz a gestão de seu Fundo de Financiamento, analisando as demandas para os serviços, juntamente ao orçamento disponível, realizando os acompanhamentos das prestações de contas junto ao Tribunal de Contas do Estado e ainda, garantindo o monitoramento e avaliação dos serviços executados em parceria, conforme exigências legais.

É no órgão gestor onde funciona o Cadastro Único, departamento de grande fluxo de atendimento para cadastramento e atualização de cadastro para programas e benefícios dos governos federal e estadual: Bolsa Família, Renda Cidadã e BPC, que possuem atualmente mais de 8 mil cadastros ativos.
“A área de assistência social é apaixonante pela possibilidade de auxiliar as pessoas atendidas a encontrar caminhos de superação de suas dificuldades. É uma área que nos faz crescer muito como profissionais e mais ainda como seres humanos", destaca a Secretária de Assistência Social, Ana Carolina Inácio Rodrigues.