Secretaria Municipal do Meio Ambiente orienta sobre a destinação correta de pilhas, baterias e pequenos eletroeletrônicos

27/03/2024

Como parte do trabalho constante de preservação da saúde e combate à poluição ambiental, a SMMA (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) está promovendo uma iniciativa para receber a entrega voluntária de pilhas, baterias e pequenos eletroeletrônicos.

Localizada no Almoxarifado Municipal, na rua Arthur Lopes de Oliveira, 567, no Riachuelo, a SMMA recebe esses materiais das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

A importância dessa ação está na prevenção de danos ao meio ambiente e na manutenção da saúde de todos os seres vivos. Pilhas e baterias, quando descartadas de maneira incorreta, representam uma ameaça significativa, pois liberam substâncias tóxicas que contaminam o solo, a água e comprometem a saúde humana e a biodiversidade. O mesmo se aplica aos pequenos eletroeletrônicos, cujos componentes podem conter metais pesados e outros materiais prejudiciais ao ambiente.

Por meio da logística reversa, as empresas responsáveis pela produção desses materiais assumem os custos do descarte apropriado, tornando o processo acessível tanto para a população quanto para o poder público.

Na SMMA, os materiais são recebidos e acondicionados em recipientes apropriados, garantindo a segurança no transporte e armazenamento. É importante ressaltar que apenas itens de pequeno porte, como pilhas, baterias e pequenos eletroeletrônicos, devem ser entregues na secretaria. Objetos maiores, como televisões e geladeiras, devem ser encaminhados para organizações especializadas em reciclagem de itens volumosos.

Entre os materiais aceitos pela SMMA, destacam-se:

• Pilhas: de diversos tamanhos, incluindo AA, AAA, C, D, pilhas de aparelhos auditivos e pilhas "botão" como as utilizadas em relógios e controles remotos de portão eletrônico, entre outros.

• Baterias: de celulares, telefones sem fio, câmeras, notebooks, nobreaks, relógios, e outros dispositivos eletrônicos.

• Pequenos eletroeletrônicos: celulares, mouses e teclados de computador, telefones sem fio, caixas de som, câmeras fotográficas e de vídeo, modens, roteadores, lâmpadas de LED, fontes de alimentação, fones de ouvido, aparelhos de GPS, e outros dispositivos similares.

Para facilitar a entrega, os recipientes utilizados pela secretaria possuem uma abertura redonda de 23 centímetros e profundidade de 55 centímetros, adequados para acomodar os materiais dentro das dimensões especificadas.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente reforça a importância do engajamento de todos nesse processo, visando um futuro mais limpo e saudável para as próximas gerações.

• Onde entregar: Rua Arthur Lopes de Oliveira, 567

• Quando: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30