Projeto ‘Proteger e Cuidar’ promove orientação e inclusão em Batatais
17/03/2026

A Prefeitura de Batatais, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, realiza no próximo dia 20 de março, sexta-feira, às 14h, na Câmara Municipal, a ação “Projeto Proteger e Cuidar”, voltada à orientação e fortalecimento do atendimento a pessoas neurodivergentes e seus familiares.
A iniciativa contará com uma capacitação promovida pela Comissão de Cuidado da Pessoa Neurodivergente do Crefito-3 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região), reunindo profissionais, servidores públicos, mães atípicas e familiares.
O objetivo é orientar, sensibilizar e qualificar o acolhimento, ampliando o conhecimento sobre os direitos relacionados à assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com base nos princípios da proteção integral e dos Direitos Humanos. O enfoque principal está no cuidado com pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), promovendo um atendimento mais humanizado e inclusivo.
A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Aline Duarte, destaca a importância da ação como ferramenta de fortalecimento das políticas públicas no município. “É fundamental promovermos espaços de informação e diálogo, garantindo que famílias e profissionais estejam preparados para oferecer um acolhimento adequado e respeitoso”, afirma.
A participação é aberta aos interessados, especialmente profissionais da rede de atendimento, familiares e a comunidade em geral.