Prefeitura realiza operação contra a dengue no bairro Jardim Alvorada

17/04/2024

As secretarias municipais de Saúde e de Obras, Planejamento e Serviços Públicos se unem em mais uma megaoperação casa a casa, desta vez na região do bairro Jardim Alvorada. 


A ação, que ocorrerá das 8h às 13h, contará com a participação de cerca de 40 profissionais devidamente identificados, engajados em diversas frentes para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. 


A equipe responsável pela operação será composta por cerca de 40 profissionais devidamente identificados, que estarão distribuídos estrategicamente para abordar os moradores e inspecionar os imóveis da região.


Equipados com materiais e informações necessárias, os agentes estarão prontos para eliminar possíveis criadouros do mosquito, orientar a população sobre medidas preventivas, monitorar casos de arboviroses e fiscalizar áreas denunciadas. 


Os objetivos principais da ação são múltiplos e visam garantir a saúde e o bem-estar da comunidade: 


Os principais objetivos da operação são:



  • Eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, interrompendo seu ciclo de reprodução e diminuindo o risco de transmissão de doenças;

  • Orientar os moradores sobre práticas de prevenção, como o descarte correto de recipientes que possam acumular água parada, utilização de repelentes e cuidados com a higiene do ambiente doméstico;

  • Monitorar casos de arboviroses, identificando precocemente possíveis focos de surtos e adotando medidas de controle;

  • Fiscalizar áreas denunciadas pela população, atuando para eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito. 


A Semusa reforça que a participação de todos é fundamental nessa luta contra a dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. É importante que todos estejam atentos e engajados em adotar medidas preventivas em seus lares e espaços comunitários.