Prefeitura de Batatais lança Botão do Pânico para combater violência doméstica e reforçar a segurança nas escolas

01/04/2024

Em um esforço contínuo para combater a violência doméstica e garantir a segurança nas instituições educacionais, a Prefeitura de Batatais implementa uma nova medida dentro do programa Batatais Mais Segura: o Botão do Pânico.

Este dispositivo tecnológico, desenvolvido para proporcionar respostas rápidas e eficazes em situações de emergência, será disponibilizado tanto para vítimas de violência doméstica quanto para as instituições educacionais da cidade. O objetivo é oferecer uma proteção a mais às mulheres em situação de risco e proporcionar segurança extra para alunos, professores e toda a comunidade escolar.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o aplicativo foi desenvolvido para oferecer atendimento imediato em casos de violência doméstica, especialmente quando a vítima possui uma medida protetiva de urgência, sendo uma proteção a mais às mulheres em situação de risco. E sua inclusão também nas escolas representa um avanço significativo, possibilitando soluções ágeis em casos de emergência, o que o torna um diferencial em relação a outros aplicativos disponíveis.

FUNCIONAMENTO

O funcionamento do Botão do Pânico é simples, mas altamente eficiente. Por meio de um aplicativo de celular e uma central de monitoramento desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, as vítimas podem acionar rapidamente a GCM (Guarda Civil Municipal) em caso de agressão ou descumprimento de medidas protetivas.

Quando ativado, o aplicativo envia um alerta à central de monitoramento da GCM, fornecendo a localização da vítima via GPS, juntamente com outras informações relevantes, como fotos da vítima e do agressor. Isso permite uma intervenção rápida e eficaz por parte das autoridades, aumentando as chances de proteção das vítimas e prevenindo situações de violência.

É importante ressaltar que é fundamental que as vítimas de violência doméstica busquem apoio legal e policial para garantir sua segurança e tomar as medidas necessárias para interromper o ciclo de violência. O Botão do Pânico, juntamente com outros recursos disponíveis, representa mais uma ferramenta importante nessa luta contínua.