Prefeitura de Batatais decreta ponto facultativo a partir das 12h na véspera da Sexta-Feira Santa

27/03/2024

A Prefeitura de Batatais decretou ponto facultativo a partir das 12h de quinta-feira (28), véspera da Sexta-feira Santa. O retorno às atividades regulares acontecerá na próxima segunda-feira (1º).

O recesso não se aplica aos órgãos que desempenham atividades consideradas essenciais, como a GCM (Guarda Civil Municipal), a Defesa Civil e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que seguem com atividades normais.

O transporte público coletivo -ônibus municipais gratuitos- e o serviço de coleta de lixo funcionarão normalmente na quinta-feira, mas serão suspensos na sexta-feira.

A unidade local do Poupatempo interrompe o funcionamento no feriado dia 29 e retoma as atividades no sábado, das 9h às 13h. Já os setores municipais que funcionam dentro do prédio do Poupatempo, como Procon, PAT, Banco do Povo e Junta Militar, interrompem o funcionamento as partir das 12h de quinta-feira (28), reabrindo na segunda-feira (1º), das 9h às 17h.

Os demais serviços públicos municipais, incluindo o atendimento nas unidades básicas de saúde, não abrem a partir das 12h de quinta-feira, voltando à rotina normal na segunda-feira (1º).

Sexta-Feira Santa

Segundo a crença cristã, a Sexta-Feira Santa, também chamada de Sexta-Feira da Paixão, é um dia de reflexão sobre o sacrifício de Jesus Cristo na Cruz. Esse feriado religioso representa a morte de Jesus, que foi crucificado pelo Império Romano. A Sexta-Feira Santa ocorre dois dias antes da Páscoa, outro feriado religioso que celebra a ressurreição de Jesus. Ambas as datas são consideradas feriados nacionais.