Faça sua parte no combate ao mosquito da dengue: Batatais unida contra o Aedes aegypti

15/12/2023

Batatais, uma cidade conhecida por sua hospitalidade, está convocando seus moradores para unirem esforços no combate ao Aedes aegypti. A Semusa (Secretaria Municipal de Saúde) está intensificando suas ações de prevenção e conta com a colaboração ativa da população para evitar a propagação do mosquito transmissor da dengue, Zika Vírus e Chikungunya.

Essas doenças são sérias e podem ser fatais. Portanto, é importante que cada cidadão se comprometa com a tarefa contínua de eliminar os criadouros do Aedes aegypti. Confira algumas recomendações práticas, segundo as secretarias municipal e estadual de Saúde:

• Feche as caixas d’água e limpe as calhas

• Descarte pneus usados em postos de coleta

• Trate a água da piscina com cloro

• Feche lixeiras e sacos de lixo

• Tampe ralos

• Elimine pratos de vasos de plantas

• Lixo reciclável: Mantenha-o em saco fechado e em local coberto para evitar acúmulo de água

O envolvimenot da população é essencial no sucesso desta campanha. Cada pessoa pode contribuir eliminando os criadouros do mosquito em sua casa, no local de trabalho, no bairro e na cidade. Caso alguém apresente sinais e sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, Zika ou Chikungunya, é importante que procure um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados. Todos os serviços são oferecidos de forma integral e gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde).