Educação divulga calendário de matrículas para o ano letivo de 2027

28/10/2026

Cronograma prevê períodos para pré-escola, 1º ano do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e inscrições para creches; responsáveis devem ficar atentos aos prazos e à documentação exigida


A Secretaria Municipal de Educação divulgou o calendário de matrículas para o ano letivo de 2027, com datas específicas para crianças da Educação Infantil, estudantes que ingressarão no 1º ano da rede municipal, alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e famílias interessadas em vagas nas creches. Os procedimentos serão realizados em períodos distintos, conforme a etapa de ensino e a situação escolar da criança ou do estudante.


Confira os prazos de matrícula



  • As matrículas para o Pré I, destinadas às crianças da rede municipal e conveniada, já estão abertas e serão realizadas até 13 de novembro, conforme as listas encaminhadas pelas creches.

  • As inscrições para a pré-escola, voltadas às crianças que estão fora da escola ou frequentam a rede privada, seguem o mesmo prazo, até 13 de novembro. Nesse caso, os responsáveis deverão procurar a escola mais próxima da residência.

  • Para a EJA, o período de matrícula será de 3 a 30 de novembro, na EMEB Profª Esther Vianna Bologna.

  • As matrículas para o 1º ano do Ensino Fundamental da rede municipal também serão realizadas de 3 a 30 de novembro, conforme as listas disponibilizadas pelas escolas.


Creches: divulgação de listas e novas inscrições


A divulgação da lista de crianças atendidas nas creches para 2027 está prevista para começar em 13 de novembro.


As famílias que não realizaram a inscrição no primeiro período, de 10 de setembro a 9 de outubro, poderão fazer uma nova inscrição a partir de 25 de janeiro de 2027, na Secretaria Municipal de Educação.


Documentos necessários


Para efetuar as matrículas, os responsáveis deverão apresentar cópias dos seguintes documentos:



  • Certidão de nascimento da criança;

  • Comprovante de residência;

  • Cartão do SUS;

  • RG e CPF dos pais;

  • Declaração de vacinação, emitida pela UBS (Unidade Básica de Saúde);

  • Cartão do Bolsa Família.


A orientação é que as famílias observem os prazos correspondentes a cada modalidade de matrícula e providenciem a documentação exigida para realizar o procedimento.