Batatais é premiada pelo Governo do Estado por excelência educacional na alfabetização
28/03/2025

A Estância Turística de Batatais recebeu o Prêmio Excelência Educacional, reconhecendo a cidade por seus resultados na alfabetização. A premiação foi entregue pelo Governo do Estado de São Paulo, durante evento realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo. O prêmio, parte do programa Alfabetiza Juntos SP, destaca os municípios que atingiram as metas na estabelecidas na avaliação do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e os que se destacaram na avaliação de fluência no ano de 2024.
Batatais foi uma das 470 cidades premiadas e figura entre os 100 melhores municípios do estado na alfabetização de crianças. O prefeito Juninho Gaspar e o secretário de Educação, Victor Junqueira, receberam o prêmio em reconhecimento ao número de alunos do segundo ano do ensino fundamental que atingiram as metas de alfabetização.
"Este reconhecimento é um reflexo do esforço incansável dos nossos educadores, de todos os profissionais da educação, dos alunos e da gestão pública. Estamos imensamente orgulhosos dos resultados alcançados e permanecemos firmemente comprometidos com a excelência do ensino, sempre em busca de novas formas de apoiar e aprimorar a aprendizagem de nossos estudantes. Estamos no caminho certo e continuaremos investindo para garantir a continuidade de uma educação de altíssima qualidade para todos", destacou o prefeito Juninho Gaspar.
Além do reconhecimento pela excelência na alfabetização, Batatais foi premiada também pelo desempenho da Escola Municipal "Professora Anna Bonagura", que obteve bons resultados na avaliação do Saresp.
O secretário de Educação destacou a importância dos resultados dessa escola no reconhecimento duplo conquistado pela cidade. "O reconhecimento advém do trabalho contínuo e da dedicação de nossos profissionais da educação", afirmou Victor Junqueira.
O governador Tarcísio de Freitas, presente ao evento, enfatizou a importância do investimento na primeira infância para a superação da pobreza e o futuro dos jovens. "Os melhores resultados na alfabetização estão diretamente ligados ao sucesso das avaliações no ensino médio. A correlação é clara: a alfabetização na idade certa é fundamental para o sucesso educacional", afirmou.
O Prêmio Excelência Educacional é concedido com base no IEE (Índice de Excelência Educacional), que considera evolução de notas, a complexidade da unidade escolar e fatores como vulnerabilidade social.
O programa Alfabetiza Juntos SP, que resultou na premiação, é uma iniciativa do governo estadual em parceria com os municípios, com o objetivo de promover avanços significativos na alfabetização. No ano passado, o programa recebeu um investimento de R$ 300 milhões e envolveu diversas ações, como a formação de professores, a distribuição de material didático e o uso de plataformas de leitura.
O evento contou ainda com a presença de diversas autoridades, incluindo o secretário estadual de Educação, Renato Feder, a primeira-dama Cristiane Freitas e o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado.