Antropóloga russa conhece acervo de Portinari e galeria de Arte Naïf em Batatais

21/12/2025

Batatais recebeu na última semana a visita da historiadora e antropóloga russa Elena Stroganova, que divide sua rotina entre Moscou e Montevidéu, acompanhada do arquiteto e curador uruguaio Gustavo Ferrari, ex-diretor do Museu de História da Arte de Montevidéu. 


Durante a visita à cidade, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer o Santuário Bom Jesus da Cana Verde e o importante acervo de obras de Candido Portinari ali preservado, reconhecido como um dos mais relevantes conjuntos do artista no país. A passagem pelo espaço reforçou o valor histórico, cultural e artístico de Batatais no cenário nacional e internacional. 


Acompanhados pela secretária municipal de Cultura e Turismo, Paula Machado, e pelo coordenador de Cultura, Adilson Donizete da Silva, os visitantes foram à Galeria Con Silva de Arte Naïf, localizada no Museu Histórico e Pedagógico “Dr. Washington Luís”, onde o casal conheceu um acervo que reúne mais de 200 obras de artistas naïfs de diferentes estados brasileiros, consolidando o município como referência na área.


 Aquisição de obras


A visita a Batatais teve como principal propósito o encontro com a artista batataense Con Silva e, na ocasião, foram selecionadas e adquiridas obras da artista, que agora passam a integrar os importantes acervos de arte de Elena Stroganova e Gustavo Ferrari no exterior.