Secretaria de Saúde oferta exames de PSA sem necessidade de agendamento para homens acima de 40 anos

16/11/2022

No mês dedicado à saúde do homem, a Secretaria de Saúde de Batatais está ofertando a realização de exames de PSA sem a necessidade de agendamento prévio para homens acima de 40 anos. O exame mede a quantidade de proteína no sangue, e é um importante ponto de partida para rastreamento do câncer de próstata.


A ação fsaz parte da campanha “Novembro Azul”, cujo tema deste ano é “Homem, cuide da sua saúde de novembro a novembro”.


Para fazer o exame em Batatais, basta procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima, onde os homens vão encontrar informações e serão atendidos pela equipe de enfermagem, que realizará o pedido sem agendamento e providenciará a coleta de exame na unidade.


Segundo Bruna Toneti, secretária de Saúde do município, caso haja alterações o exame, o paciente será encaminhado para o serviço de Atenção Especializada, onde terá acesso a médicos especialistas, tratamentos e cirurgias quando forem necessárias.


A estimativa da Secretaria de Saúde é que sejam realizados mais de 800 exames de PSA, além de consultas urológicas (de acordo com a necessidade).


Bruna explica que as ações que estão sendo implementadas em razão da campanha “Novembro Azul” chegam como um alerta para o cuidado geral da saúde do homem, principalmente em relação à conscientização e prevenção ao do câncer de próstata.

“Todas as iniciativas visam incentivar os homens a procurarem atendimento, realizarem exames e cuidarem da saúde de maneira global”, disse Bruna.