Dados Gerais

Pontos Turísticos

SANTUÁRIO SENHOR BOM JESUS DA CANA VERDE

Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus da Cana Verde - foto de Edson Macole_1

Foto: Edson Mascole

A Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, hoje Santuário, é o marco inicial da formação urbana de Batatais, sendo as primeiras edificações residenciais e comerciais erguidas no seu entorno. Construído a partir de 1893, o prédio passou por três importantes reformas até o ano de 1954, indo do estilo colonial para o neogótico e atualmente em estilo neoclássico. No seu interior existem belíssimos vitrais elaborados pela firma paulista de Conrado Sorgenicht e o maior acervo de obras sacras do pintor Cândido Portinari. A igreja, que é referência para a comunidade batataense e para todos os visitantes e turistas, foi tombada como patrimônio histórico pelo Condephaat.

Endereço: Praça Cônego Joaquim Alves - Centro, Batatais

Site:     https://www.bomjesusdosbatataes.com.br

 

OBRAS DE CÂNDIDO PORTINARI

A realização das pinturas de Portinari para a Matriz de Batatais está diretamente ligada à construção do templo. A nova matriz, almejada pelo Monsenhor Joaquim Alves, teve as obras iniciadas em 1925 sob o comando do engenheiro– arquiteto italiano Julio Latini, tendo uma Comissão de Obras e o envolvimento da população na doação de recursos. Em meados de 1949, o responsável pelas obras era o também engenheiro-arquiteto italiano Carlos Zamboni, que convidou Portinari para realizar as pinturas do novo templo religioso, sendo realizados os grandes painéis em 1952 e a Via Sacra em 1953.

Fotos das obras de Cândido Portinari

Via Sacra: 01. Passo I – Jesus é condenado à morte 02. Passo II – Jesus carrega a cruz às costas 03. Passo III – Jesus cai pela primeira vez 04. Passo IV – Jesus encontra sua mãe 05. Passo V – Simão Cireneu ajuda Jesus a levar a cruz 06. Passo VI – Verônica enxuga o rosto de Jesus 07. Passo VII - Jesus cai pela segunda vez 08. Passo VIII– Jesus consola as mulheres de Jerusalém 09. Passo IX– Jesus cai pela terceira vez 10. Passo X – Jesus é despojado de suas vestes 11. Passo XI – Jesus é pregado na cruz 12. Passo XII– Jesus morre na cruz 13. Passo XIII– Jesus é descido da cruz 14. Passo XIV – Jesus é depositado no sepulcro 

Batismo de Jesus

Cena representando São João Batista batizando Jesus nas águas do Rio Jordão, sendo observado por várias pessoas, vendo-se ao fundo paisagem árida com alguns morros. 

A Transfiguração

Cena da transfiguração de Jesus representado todo em branco, apenas os cabelos e barba em tom castanho. Fundo com céu em tons de azul e com largas faixas que seriam a continuação do reflexo do esplendor que envolve a figura de Jesus. 

A Fuga para o Egito

São José segurando nas rédeas de um burro que está carregando Maria com o Menino Jesus nos braços, contra fundo de paisagem árida. 

A Sagrada Família

Menino Jesus entre São José e Virgem Maria em paisagem árida vendo-se ao fundo morro. 

Altar-Mor O destaque especial é o altar-mor, verdadeiro monumento à iconografia universal do Senhor Bom Jesus da Cana Verde acompanhado por doze apóstolos, obra a qual domina o altar central da Igreja, reunindo rostos realistas e roupas abstratas. 

Os milagres de Nossa Senhora Aparecida Nossa Senhora d'Aparecida ocupando a quase totalidade da área do suporte, em pele escura, rosto redondo, olhos grandes, nariz pequeno e lábios finos e fechados. Em cada lado, se encontra três figuras com os milagres da Santa. São Sebastião Cena do martírio de São Sebastião com homens e mulheres em meio a paisagem árida. São Sebastião preso em poste, em pé e de frente, com varias flechas cravadas em seu corpo.  

 

PORTINARI E SEUS AZUIS

b933c6313b6c4d2da254169848d4220a (1)

353037540_6255108401275544_1632453880088144794_n_1

Escultura de Portinari fica na Praça Cônego Joaquim Alves, ao lado da escadaria de entrada do Santuário da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus da Cana Verde. Idealizada e doada pelo peruano e museólogo Manuel Julio Vera Del Carpio, a arte foi feita de aço inox e ferro carbono com pintura eletrostática.

 

LAGO ARTIFICIAL OPHÉLIA BORGES SILVA ALVES

Lago Artificial

Lago Artificial 1

Foto: Edson Mascole

O Lago Artificial Ophélia Borges Silva Alves foi construído na década de 1980, localizado na área central da cidade, cercado de plantas nativas, academia ao ar livre, parque infantil, calçadão para prática de caminhada, fonte no centro e uma praça onde encontra-se obras em azulejo do artista plástico Roberto Bergamo.

Localização: Avenida João Luis de Oliveira. 

 

ESTAÇÃO CULTURA EDITOR JOSÉ OLYMPIO

Estação Cultura

A Estação Cultura “Editor José Olympio” está situada no prédio da antiga estação da Mogiana. O local atualmente sedia o Museu Dr. Washington Luís, a Galeria Con Silva e a Biblioteca Municipal Dr. Altino Arantes, além de diversos eventos culturais que são realizados em seu entorno.

Localização: Praça Dr. Antônio Teodoro de Lima s/n 

 

MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO DR. WASHINGTON LUIS

Museu WL 1

Museu WL

Museu Histórico e Pedagógico “Dr. Washington Luis” surgiu com o objetivo de cultuar a memória e a história de seu patrono, bem como ter uma função pedagógica, ou seja, ser educativo. Foi inaugurado no dia 15 de setembro de 1957 e desde então não deixou de funcionar. Criado pela Secretaria do Estado de São Paulo, sempre esteve sob a custódia do município. O acervo conta com diversas peças, incluindo objetos pessoais do  seu patrono. As peças testemunham aspectos da vida interiorana paulista em fins do século XIX e século XX. É constantemente ampliado por doações dos munícipes com objetos e documentos diversos. Com isso, podemos dizer que o Museu não possui atualmente uma temática definida.

Destacam-se no acervo sob guarda permanente do Museu além das tradicionais peças museais, uma vasta coleção de periódicos (hemeroteca) que circularam em Batatais de 1899 até os dias atuais, e, também fotografias diversificadas, alvo de pesquisa de memorialistas, historiadores, pesquisadores, estudantes e população em geral.

Atualmente, o Museu busca difundir os conceitos de identidade, memória e patrimônio, tendo a história da cidade como eixo temático e o acervo museológico como recurso didático. Para tal, o Museu oferece aos visitantes e comunidade em geral ações didático-educativas e culturais como oficinas culturais, exposições temáticas, visitas monitoradas e passeios pelos prédios históricos de Batatais.

Localização: Praça Dr. Antônio Teodoro de Lima s/n 

https://mhpwashingtonluis.blogspot.com/

 

GALERIA CON SILVA NAÏF

ALERIA CON

A Galeria ‘Con Silva Naïf’ está localizada no interior do Museu Histórico e Pedagógico Dr. Washington Luís, sediado na Estação Cultura Editor José Olympio. Inaugurada no dia 22 de março de 2023, com aproximadamente 100 obras de arte provenientes do acervo pessoal da artista batataense Con Silva (Conceição Aparecida da Silva), que doou para o museu parte de sua coleção nacional de pinturas naïfs, juntamente com demais obras, especialmente encaminhadas para a galeria por artistas amigos de Con Silva. Atualmente a galeria conta com obras provenientes da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Roraima e Brasília; proporcionando um conjunto digno de representação do cenário nacional da Arte Naïf em Batatais.

Há também uma obra internacional, proveniente do Senegal e outra de uma artista brasileira que atualmente reside na Finlândia. Além de Con Silva, a galeria possui também obras dos artistas batataenses: Agaso, Cris Maia, Cris Motta, Isa do Rosário, Leandro Henrique Siena, Neiva Silva e Silvio Craco.

Como Batatais é uma cidade do interior paulista com muitas tradições artísticas e culturais, nada mais justo do que a cidade possuir um espaço dedicado a uma expressão artística que muito fala sobre sua gente, suas alegrias e mazelas.

A Arte Naïf é um convite para conhecer ou reconhecer nossa diversidade cultural.

Localização: Praça Dr. Antônio Teodoro de Lima s/n 

https://mhpwashingtonluis.blogspot.com/

 

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DR. ALTINO ARANTES

Biblioteca Dr. Altino Arantes 1

Biblioteca Dr. Altino Arantes

A Biblioteca Municipal Dr. Altino Arantes é um espaço que há 75 anos tem sido um farol de conhecimento, cultura e comunidade em Batatais. Fundada em 8 de novembro de 1948, nossa biblioteca é mais do que um repositório de livros; é um ponto de encontro para amantes da leitura, estudantes ávidos, e a comunidade em geral. Atualmente a biblioteca está instalada na Estação Cultura, no alto do Castelo, espaço que respira cultura, história e inspira novas gerações. Com uma equipe dedicada e a presença de um profissional Bibliotecário qualificado, temos o orgulho de sermos selecionados em múltiplos editais do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), o que fortalece nossa capacidade de servir ainda melhor. Contamos com uma vasta coleção de livros, incluindo clássicos literários, obras contemporâneas, quadrinhos, e uma seção especialmente dedicada às crianças. Além disso, nossa biblioteca é um espaço de aprendizado, promovendo atividades como oficinas, cursos, e eventos culturais.

Localização: Praça Dr. Antônio Teodoro de Lima s/n

Contato: [email protected]

Instagram: @biblioteca.batatais 

 

CENTRO CULTURAL PROF. SÉRGIO LAURATO

Centro Cultural Professor Sérgio Laurato

O prédio, construído em meados da década de 10, do século XX, para ser Fórum e Cadeia de Batatais, abriga, atualmente, o Centro Cultural Prof. Sérgio Lauratto, entre outros setores da Prefeitura Municipal de Batatais, além de uma base da Polícia Militar local. Tombado pelo patrimônio municipal em 2018, o imóvel já foi sede de escola estadual, museu e do Centro Educacional SESI.  

Como Centro Cultural, é sede de projetos importantes, como o Guri e os cursos de música e pintura, mantidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Endereço: Praça Barão do Rio Branco, Centro. 

 

MUSEU CAPITÃ ALTAMIRA E CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA II GUERRA MUNDIAL

Centro de Documentação Altamira Pereira Valadares 1

Centro de Documentação Altamira Pereira Valadares 2

Centro de Documentação Altamira Pereira Valadares

O centro de documentação da II Guerra Mundial constitui um espaço de memorial organizado pela Capitã Altamira Pereira Valadares, expedicionária brasileira que se dedicou a coleção de fotografias, documentos, livros e objetos relacionados à história da II Guerra Mundial. O espaço fica localizado em anexo ao Tiro de Guerra O2-047.

Localização: Rua Artur Lopes de Oliveira, 1456.

https://centrodocumentacaoaltamira.blogspot.com/

 

JARDINS DA PRAÇA CENTRAL

Jardins da praça

A Praça Cônego Joaquim Alves é formada por esculturas em plantas, arte conhecida como topiaria, inicialmente modelados pelo artista Jorge Sandrin, e hoje, continua pela equipe de praças e jardins da Prefeitura. É uma característica específica do jardim francês, associado ao passado da monarquia francesa, o jardim com plantas esculpidas representava o controle do monarca, inclusive, sobre a natureza.

A praça fica no entorno do Santurário Bom Jesus da Cana Verde, valorizando ainda mais esse patrimônio da cidade de Batatais.

 

BOSQUE MUNICIPAL DR. ALBERTO GASPAR GOMES

Bosque Municipal Dr. Alberto Gaspar Gomers

Bosque Municipal Dr. Alberto Gaspar Gomes possui uma grande área verde com eucaliptos, árvores nativas, parque infantil, cancha de bocha e pista de cooper. Espaço em processo de revitalização para atender de forma apropriada os batataenses, visitantes e turistas.

Endereço: Av. Francisco Faggioni, 274 - Jardim Anselmo Testa, Batatais - SP 

 

PARQUE LINEAR AVENIDA PREFEITO WASHINGTON LUIS

Parque Linear Avenida Prefeito Washington Luis

Local tradicional para a prática da caminhada, com academias ao ar livre, contando com 3,2 quilômetros de extensão de calçamento.

Endereço: Avenida Prefeito Washington Luís, na sequência do Lago Ophelia Borges Silva Alves

 

PARQUE NÁUTICO ENG. CARLOS ZAMBONI

Parque-Náutico

Parque Náutico “Engenheiro Carlos Zamboni e Cachoeira dos Cayapós”, com belíssimas paisagens, local onde se encontra a tranquilidade junto à natureza, com exuberantes quedas d’agua em suas cachoeiras, piscinas seminaturais, vegetação em abundancia, playground, sanitários, vestiários, lanchonete, academia ao ar livre, quiosques e estacionamento. 

 

TEATRO MUNICIPAL FAUSTO BELLINI DEGANI

Teatro Municipal Fausto Bellini Degani

O projeto do Teatro Municipal é de autoria do arquiteto batataense Durval Suave e a sua construção ficou a cargo do chefe do departamento de engenharia da prefeitura da época, o engenheiro Carlos Zamboni. Dependente dos recursos do governo estadual, a obra do Teatro Municipal ficou por muitos anos paralisada, sendo concluída apenas em 1979, com algumas alterações do projeto original.

Sua edificação se deu graças ao teatro amador de Batatais, que na época foi selecionado para participar de festivais, sendo o I FETAESP em Campinas (1963), o II FETAESP em Botucatu (1964) e o III FETAESP em Ribeirão Preto (1965). Neste último, o grupo de Teatro Amador de Batatais, T.A.B.A., se consagrou campeão com a apresentação da peça Espectros, do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen; recebendo o Prêmio Governador do Estado de melhor espetáculo e melhor atriz. O destaque cultural do T.A.B.A. abriu as portas para que a cidade fosse contemplada pelo Estado para o convênio de construção do Teatro Municipal. Sua construção, com 1034 m², se deu em terreno de 3.307 m², destinado pela Prefeitura Municipal. O templo, com mais de 500 lugares, recebe os mais diversos espetáculos.

Endereço: Praça Dona Carolina Zanetti Soriani, s/n – Centro.

 

ESCULTURA E PAINEL DE BASSANO VACCARINI NO TEATRO MUNICIPAL

Painéis de Bassano Vaccarini

Obras de Bassano Vacarrini no teatro

A artista Bassano Vaccarini (1914-2002), trilhou pela pintura, escultura, teatro e cinema experimental. Deixou um legado com a força e representatividade de suas obras, como também de sua presença carismática e combativa. Além de artista, foi educador, trabalhando como professor do ensino básico e universitário.

As obras de Bassano Vaccarini são de grande valor cultural, de cunho modernista e, tal qual as obras de Portinari, teriam ‘mexido’ com temas sociais, mudando paradigmas em São Paulo. Em Batatais, além das obras localizadas no Teatro Municipal, podemos reconhecê-lo em outros espaços públicos, como na atual EE Cândido Portinari (onde trabalhou como professor na década de 60 e início dos anos 70), no Centro de Lazer do Trabalhador e em espaços privados, como na residência dos Missionários Claretianos, a famosa Casa de Barro.

No Teatro Municipal “Fausto Bellini Degani” encontramos quatro trabalhos comprovadamente de Vaccarini – um painel em alto relevo, dois painéis metálicos e o projeto do fosso móvel para orquestra.

O primeiro, Tragédias Gregas, feito em pedra-talco e revestida em pedra-sabão, fica no hall de entrada do teatro, a ser vista pelos que entram naquela casa de espetáculos. Os dois painéis metálicos em superfície plana, Dom Quixote e Sancho Pancha, estão nas paredes laterais da platéia próximas ao palco e visíveis ao público. Outra obra, ocupa lugar de destaque, à frente, na entrada do prédio Teatro Municipal. Trata-se do painel feito em mosaicos de pedra com duas faces, que se encontrava anteriormente no jardim de entrada de uma residência na Rua Monsenhor Alves, doado ao município pela atual família proprietária da casa, diante de valorosa intermediação de outros amigos da cultura.

 

PARQUE DAS NASCENTES ATALIBA MARTINS DE MOURA

Parque das Nascentes

Área verde, localizada às margens da Avenida 14 de março, ocupando lugar de destaque para quem chega a cidade, conta com nascente, parque infantil, espaço para leitura e contemplação da natureza.

Endereço: Avenida 14 de março, s/n

 

CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO

Claretiano Centro Universitário[]

O Claretiano - Centro Universitário de Batatais é mantido pela Ação Educacional Claretiana, que é dirigida pelos Padres Missionários Claretianos, desde 1925, com sede à rua Dom Bosco, nº. 466, bairro Castelo, na cidade de Batatais - SP.

Depois de várias décadas de funcionamento como internato, os Missionários Claretianos decidiram dar nova orientação ao Colégio, transformando-o em um Centro de Ensino Superior, objetivando formar professores e profissionais em geral, com espírito cristão e sólida formação humana. A dedicação dos Claretianos à educação superior começou no ano de 1970, com a fundação da Escola Superior de Educação Física de Batatais, que abriu as portas para o surgimento da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "José Olympio". Posteriormente, as Faculdades Claretianas, que contavam com campus nas cidades de Batatais, Rio Claro e São Paulo, transformaram-se em Faculdades Integradas - Uniclar - União das Faculdades Claretianas.

A unidade de Batatais foi credenciada como Centro Universitário Claretiano por meio do Decreto Presidencial de 25 de abril de 2001, após aprovação no Conselho Nacional de Educação, mediante o parecer CNE/CES 326/2001, e recredenciada por meio da Portaria Ministerial nº. 4.501, de 23 de dezembro de 2005 (DOU de 26 de dezembro de 2005 - Seção I - p. 22). Em 2005, a Congregação Claretiana celebrou 100 anos de trabalhos com a educação no Brasil. Em 2009, recebeu mais uma visita para fins de recredenciamento, com processo finalizado a partir da Portaria 516, de 09 de maio de 2012 (publicada no Diário Oficial da União, em 10 de maio de 2012).

Desde 2002, a instituição vem investindo na Educação a Distância. Esta modalidade permitiu ao Claretiano ampliar novas oportunidades educacionais, fortalecendo com isso a presença desta IES na sociedade e a inclusão social de jovens e adultos de todo Brasil, tendo sempre como referência a qualidade dos serviços oferecidos nos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão.

Endereço: Rua Dom Bosco 466, Castelo.

https://maps.app.goo.gl/paytgBrbQagVvuPn7

 

CASA DE BARRO – RESIDÊNCIA DOS PADRES CLARETIANOS

Casa dos padres claretianos 1

Casa dos padres claretianos

A residência dos Padres Clareatianos, hoje referência em arquitetura, foi construída em 1986 pelos arquitetos Affonso Risi e José Mario Nogueira, explorando as possibilidades construtivas dos tijolos em paredes, cúpulas e formas geométricas diferenciadas. O agendamento para visita ocorre de segunda a sexta-feira a partir das 9 horas pelo telefone: (16) 3660-1777.

Endereço: Rua Dom Bosco 466, Castelo.

 

CLARETIANO – MEMORIAL

Memorial Claretiano

O ‘Claretiano Memorial’ fica localizado na ala esquerda do prédio histórico, junto ao Claretiano – Colégio São José e Claretiano – Centro Universitário. O espaço abriga a memória institucional, educativa e religiosa do Claretiano – Rede de Educação. O local conta com técnicas expositivas atualizadas, com espaços amplos sob o ponto de vista arquitetônico e espaçoso pelo tipo de visitação que ocorre, com alunos, principalmente.

O Memorial é o único da região a abrigar um acervo tão rico em objetos escolares, e por isso ajuda a contar a história da educação paulista no século XX.

Agendamento de grupos: (16) 3660-1760, (16) 3660-1777 e e-mail [email protected].

Endereço: Rua Dom Bosco 466, Castelo.

 

ERMIDA DA MÃE RAINHA

Ermida 1

Ermida Mãe Rainha

Ermida

A Ermida da Mãe Rainha, construída pela comunidade católica de Batatais, em terreno localizado às margens da Vicinal Geraldo Marinheiro (Km 14), vem recebendo número crescente de visitantes diariamente. A obra, que teve a frente o Padre Ronaldo Alexandre Leone, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santa Luzia, é fruto de um trabalho de muitos anos.

Localizada às margens da Vicinal Geraldo Marinheiro, Km 14.

https://maps.app.goo.gl/A8SKNJRwpXgLxS1d7

 

IGREJA MATRIZ DE SANTA RITA DE CÁSSIA

Igreja de Santa Rita de Cássia

Em 1987 a comunidade local começou a crescer devido o surgimento de novos bairros, como Santa Rita e Simara. E assim sendo um grupo de pessoas, entre elas, a primeira diretoria composta por José Vicente Tizioto, Antônio Modesto Caetano e Josias Silva, juntamente com um grupo de senhoras denominado: Devotas de Santa Rita, que iniciaram a construção da nova igreja no bairro Jardim Simara, recebendo o nome da Padroeira Santa Rita de Cássia, isso no ano de 1997. Para pintar as telas da igreja de Santa Rita, o padre Claretiano Cezero ficou recluso dentro do templo para retratar a via sacra, mostrando o sofrimento do Cristo e sua mãe Maria Santíssima, sempre ressaltando a Cruz, para mostrar que nunca nos esqueçamos da Salvação que vem do criador. Foi retratado em dois quadros maiores o sofrimento dos moradores que viviam nas imediações, que se apresentavam com cartazes pedindo saúde, educação, moradia, segurança, além de trabalhadores da cana de açúcar, colhedores de café, metalúrgicos e pessoas do campo, em um dos quadros, a comunidade vem em procissão da Igreja Santa Luiza em direção a nova igreja Santa Rita. No ano 2000, Dom Arnaldo Ribeiro, Arcebispo Metropolitano declara a criação da Paróquia de Santa Rita de Cássia. Local que vem crescendo em peregrinação e devoção ao longo dos anos. Atualmente as missas celebradas, todo dia 22 de cada mês, reúnem milhares de pessoas em busca de conforto espiritual, cura e liberação.

Endereço: Praça Santa Rita, 02 - Córrego dos Peixes 14312-369

 

OBRAS DO PINTOR ESPANHOL MINO (MAXIMINO) CEREZO BARREDO

Obras de Mino Cerezo Barredo na Igreja de Santa Rita (1)

Descrição: Um artista, cujas obras são reconhecidas no país e no exterior, deixou trabalhos significativos em nosso município, especificamente para a Igreja de Santa Rita de Cássia. Trata-se de Mino (Maximino) Cerezo Barredo, nascido em Villaviciosa, Oviedo, Espanha, em 1932. Ele entrou com 18 anos para a Missão Claretiana de Saltierra e em 1957 se ordenou padre em Santo Domingo de la Calzada. Estudou filosofia, teologia e fez seu aprendizado artístico na Academia de Belas Artes de San Fernando em Madrid, onde também foi docente por três anos. Seu primeiro projeto artístico na América Latina foi um painel de 130 metros quadrados após o reerguimento de uma igreja em Juanjuì, sobre o tema da Redenção, intitulado “La historia de la Salvación” (1975). No Brasil seu primeiro mural foi feito na Prelazia de São Félix do Araguaia em 1977 (Barredo, 2019), mas outros foram criados sucessivamente em diversas cidades e estados do Brasil, como Rondônia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso, formando um impressionante acervo de grandes murais e telas. Cerezo chegou a Batatais em 1996, convidado pelos claretianos que estavam à frente do projeto e pela comissão de obras que era constituída por um grupo de mulheres devotas de Santa Rita. Uma vez adquiridos os materiais, tintas, pincéis, telas, o pintor quis se integrar na vida da comunidade. O artista considera que suas pinturas são criações coletivas por se conectar intensamente com a vida da comunidade retratada na tentativa de interpretar sua história e dificuldades. Ele pintou, inicialmente, a Via Sacra, uma série composta por 14 cenas com dimensão aproximada de 80 por 80 centímetros por cada tela. Nela os temas e os personagens tradicionais da iconografia cristã, à exceção de Cristo e da Cruz, são trocados por representações da humanidade latino-americana, sendo recorrentes as figuras dos índios, dos camponeses, das mulheres sofridas do povo, das violências, dos operários e de seus problemas e conflitos por sobrevivência. No convívio com os moradores, Cerezo conheceu as particularidades, suas histórias, festas e sonhos e, assim, a primeira grande tela mural conta essa história: o hábito de que os moradores do bairro tinham de encenar a paixão de Cristo na Páscoa, a construção da nova igreja e as mazelas do povo da periferia, as violências, suas necessidades e lutas diárias. Das duas telas-murais que Cerezo criou para a Igreja de Santa Rita (medindo aproximadamente 3 por 2 metros) a que provocou maior polêmica foi a dedicada à Santa Rita de Cássia. Trata-se de um tríptico: no centro e em destaque na composição está a figura da Santa; já nas laterais há cenas de violência, morte e alcoolismo. Um trabalho que vale a pena ser conferido.

Endereço: Praça Santa Rita, 02.

 

IGREJA HISTÓRICA DE SANTO ANTÔNIO DATADA DE 1906

Igreja de Santo Antônio

A primeira capelinha de Santo Antônio instalada no alto do Potreiro, como aquela região era chamada, começou a ser erguida no ano de 1906 em terreno doado pela municipalidade à então Associação de Santo Antônio de Pádua, representada por Ovídio Tristão de Lima. Foi responsável pelo projeto e sua construção, o empreiteiro italiano, residente em Batatais, Guilherme Rosada. Em 1906, os desenhos da futura capela foram apresentados à Câmara Municipal de Batatais (CMB) e atualmente estão no seu Acervo Histórico.

Endereço: Rua Dr. Alberto Gaspar Gomes, 1235 – Riachuelo.

 

IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Igreja de Nossa Senhora de Fátima

Igreja em louvor a Nossa Senhora de Fátima, com capelas anexas, cuja paróquia foi fundada em 2004. Espaço de devoção com grande participação popular.

Endereço: Av. dos Rouxinóis, 155.

https://www.fatima.pt/pt/locations/paroquia-nossa-senhora-fatima-batatais-sp

 

IGREJA A CÉU ABERTO DE STA. TERESINHA E MARIA ROSA MÍSTICA

Igreja a Céu Aberto

Igreja com imagens, bancos, caminho das rosas, tudo a céu aberto. Local de celebração de missas e procissões.

Endereço: Rua Odecio Pupin, nº 9, bairro dos Ipês.

 

TURISMO RURAL 

“ROTA DAS SENSAÇÕES” DE BATATAIS

rota sensações

O município de Batatais conta com a “Rota das Sensações”. O projeto foi idealizado pelos participantes do Programa de Turismo Rural do SENAR-AR/SP – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, realizado em parceria com o Sindicato Rural de Batatais em 2022, e a partir daí algumas fazendas já começaram a trabalhar o receptivo. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que vem incentivando e divulgando o trabalho desenvolvido, ressalta que o potencial do Turismo Rural no município é muito grande. Confira as fazendas que integram o projeto Rota das Sensações?

 

FAZENDA DO ALHO

fazenda do alho1

fazenda do alho2

Propriedade rural cafeeira localizada em um vale com casarão sede histórico, capela, tulha e terreiro. Além do seu histórico de produção de café possui diversas quedas d’água em seus ribeirões, local propício para ver e ouvir os sons da natureza.

Funcionamento: Aberto à visitação mediante agendamento.

Agendamentos: (16) 98139 1523, (16)993021874 e e-mail [email protected]

https://maps.app.goo.gl/qW5nsuMDMxyJnmht7

Intagram:  @fazendadoalho (instagram) 

 

SÍTIO SANTA OLINDA

Sítio Santa Olinda

Propriedade rural com casa sede histórica e capela. Sua especialidade é a produção de óleos essenciais da marca “Florinda” que ajudam a perfumar a nossa vida. No local há produção de meles por meio de parceria com criador ribeirãopretano.

Funcionamento: Aberto à visitação mediante agendamento.

Contato fone/whatsapp: Cleicy (16) 99627 7861.

  

FAZENDA MORADA DA PRATA

morada da prata

Propriedade rural cafeeira localizada no bairro Fazenda Prata. Possui uma tulha revitalizada, museu, terreiro e uma queda d’água próxima à sede. Seus cafés especiais são certificados pela Rainforest Alliance e referência na Alta Mogiana.

Funcionamento: Empreendimento aberto à visitação mediante agendamento.

Recebe eventos direcionados a coffee lovers e especialistas no segmento cafeeiro.

Contato fone/whatsapp: Juliana (16) 99697 3000.

https://maps.app.goo.gl/L5gL63KzzjbNLSuV8

 

SÍTIO SANTA CATARINA

Sítio Santa Catarina

Localizado à entrada do Assentamento Nossa Terra, oferece colha e pague de frutas e hortaliças nas épocas de colheita, oportunidade em que o turista coloca “a mão na massa”.

Funcionamento: Empreendimento em estruturação, informações e contato fone/whatsapp: Cícera (16) 99114 1398.

https://maps.app.goo.gl/GsWyV8L7Kd6uj2V86

 

SÍTIO ENGENHO NOVO

ENGENHO NOVO2

ENGENHO NOVO1

Propriedade rural produtora da tradicional cachaça João Roberto, que tem representado Batatais em eventos estaduais como o Mapa Cultural Paulista. O trabalho começou na década de 40 no Sítio da Ilha, no município de Batatais. Hoje ,em outro endereço, segue a mesma tradição e qualidade, com a família produzindo a cachaça artesanal com a fermentação natural de milho, que é o sistema tradicional. Atualmente oferece derivados como: batida de milho verde, chocolate (amarula), canelinha e caipirinha.

Funcionamento: Aberto à visitação mediante agendamento.

Endereço:       Rodovia Altino Arantes KM 57,5

Contatos: (16) 99213 6904, (16) 3662 6809 e E-mail: [email protected].

https://maps.app.goo.gl/9g4mSLVxMZ9F4tW58

Instagram: @cachacajoaoroberto

  

OUTROS ATRATIVOS DO TURISMO RURAL:

FAZENDA MORRO AZUL

FAZENDA MORRO AZUL2

FAZENDA MORRO AZUL1

FAZENDA MORRO AZUL3

Fazenda com hospedaria que possui passeios e trilhas ecológicas, cachoeiras, mata preservada e piscina natural.

Reservas: (16) 98100-3324 – e-mail: [email protected]

Localização: Estrada vicinal Jardinopolis/Batatais km 12 (https://maps.app.goo.gl/yWSoD4g81HNVNwG4A)

Instagram: @fazendamorroazul (instagram)

 

SÍTIO SÃO BENTO DA LAGOINHA - FAZENDA BIQUINHA

SITIO SAO BENTO BIQUINNHA

Fazenda tradicional onde há mais de 100 anos, de geração em geração, a família toda trabalha na fabricação da rapadura. No início com tachos, que eram de cobre, forno a lenha e toda fabricação feita manualmente, desde a moagem até a embalagem. Atualmente os tachos precisaram ser substituídos por inox, mas seguindo a mesma tradição. Atrai visitantes de toda região e estados, turma de ciclistas aos finais de semana. Na propriedade também é produzida há mais de 70 anos a Cachaça da Biquinha, a venda em toda a cidade e região.

Localização: Rodovia Altino Arantes, km 47,5.

Informações e agendamentos (16) 3761-8823 – e-mail [email protected]

 

CLUBE DE CAMPO DA ABR OPERÁRIA

CLUBE DE CAMPO1

CLUBE DE CAMPO2

Clube de campo, com piscinas com toboáguas, lanchonete, áreas recreativas, espaços de jogos e salão de eventos para 5000 pessoas.

Endereço: Vicinal Ariovaldo Mariano Gera, 1736.

Informações:  (16) 99252-9000.

Instagram:      @abr.operaria.batatais

 

FLORESTA ESTADUAL DE BATATAIS

FLORESTA ESTADUAL1

FLORESTA ESTADUAL

FLORESTA ESTADUAL2

Trata-se de Unidade de Conservação localizada no município de Batatais, que possui 1.478,55 hectares e cujo objetivo básico é o uso múltiplo sustentável dos recursos naturais e a pesquisa científica. Além disso, o espaço é utilizado para a prática do ciclismo e ecoturismo.

Site:     https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/institutoflorestal/areas-protegidas/florestas-estaduais/batatais/


SPINAGRO, ONDE SE PRODUZ A ÚNICA CACHAÇA ORGÂNICA DO MUNDO

Spinagro 1

Spinagro 2

Spinagro

Uma empresa de mudas pré-brotadas de cana de açúcar, que nasceu em 2017. Desde a origem a preocupação sempre foi com o meio ambiente. Desde a captação da água das chuvas, a produção de biológicos para controle de pragas no canavial, até a utilização de resíduos da criação de frangos para adubação, tudo foi pensando para aproveitamento de todo resíduo produzido, dando utilidade ao que antes poderia ser descarte, e aumentando o rendimento, com um bônus ainda melhor: o impacto ambiental praticamente nulo.

Além das mudas pré brotadas, a propriedade também produzir a cachaça “Sôzé”. Trabalhando a economia circular, são utilizados os toletes de cana de açúcar para a moagem e obtenção do caldo, sua destilação e obtenção da cachaça, certificada com a única totalmente orgânica no mundo.

Faz. São Geraldo - Rod. Altino Arantes, Km 64.

Contato para agendamento de visita: (16) 99244-7072.

Site: https://www.spinagro.com.br/

 

CAPELA DE SÃO JUDAS TADEU

SÃO JUDAS

Capela localizada às margens da rodovia, com frequência muito expressiva, principalmente de ciclistas que passam pela cidade e de devotos aos finais de semana

Endereço: Estrada Vicinal Ariovaldo Mariano Gera, às margens da Rodovia Cândido Portinari, na saída para Ribeirão Preto.

 

HÍPICA BATATAIS

Hipica Batatais

Espaço com hipismo, team penning, ranch sorting e doma de potros.

Endereço: Rod. Cândido Portinari, 352

Tefelone:        (16) 99376-2931

Instagram: @hbatatais

 

MEGA HORSE EVENTOS EQUESTRE

Mega Horse

Espaço organizado para team penning, prova de três tambores e ranch sorting.

Endereço: Rua Basílica Biava (Jardim Colorado), 232, Córrego Dos Peixes - CEP 14312-122

Tefelone: (16) 9311-4626. 

 

PESQUEIRO E RESTAURANTE POZZA

Pesqueiro Pozza

Estrada Vicinal Virgilio Estrada Municipal Virgilio Scavazza, km

Telefone: (16) 99221-9969.

https://pesqueiropozza.negocio.site/

 

RESTAURANTE RURAL ÁGUAS DE SÃO PEDRO

Resturante rural Águas de São Pedro 2

Resturante rural Águas de São Pedro

Estrada Municipal José Martins Barros - CEP, 14319-899

Telefone: (16) 3661-0247;

Instagram: @aguasdesaopedrobts