Pontos Turísticos

SANTUÁRIO SENHOR BOM JESUS DA CANA VERDE:


O Santuário Senhor Bom Jesus da Cana Verde, hoje Santuário, é o marco inicial da formação urbana de Batatais, sendo as primeiras edificações residenciais e comerciais erguidas no seu entorno. Construída a partir de 1893, a igreja passou por três importantes reformas até o ano de 1954, indo do estilo colonial para o neo-gótico e atualmente em estilo neoclássico…

No seu interior há belíssimos vitrais elaborados pela firma paulista de Conrado Sorgenicht, a igreja segue em processo de tombamento pelo Condephaat.

  

 

LAGO ARTIFICIAL:


O lago Artificial “Ophélia Borges Silva Alves” foi construído na década de 1980, localizado na área central da cidade, cercado de plantas nativas, academia ao ar livre, calçadão para prática de ciclismo, pratica de caminhada e uma bela fonte no centro do lago.

  

MUSEU – ESTAÇÃO DA CULTURA:


A Estação da Cultura “Editor José Olympio”, está situada no prédio da antiga estação da Mogiana. O local atualmente sedia o museu Dr. Washington Luís e Biblioteca Municipal Dr. Altino Arantes, diversos eventos culturais são realizados em torno ao local.

  

MUSEU CAPITÃ ALTAMIRA E CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA II GUERRA MUNDIAL:


O centro de documentação da II Guerra Mundial constitui um espaço de memorial organizado pela Capitã Altamira Pereira Valadares, expedicionária Brasileira que se dedicou a coleção de fotografias, documentos, livros e objetos relacionados a história da II Guerra Mundial.

   
 

JARDINS DA PRAÇA CENTRAL:

A Praça Cônego Joaquim Alves é formada por esculturas em plantas, arte conhecida como topiaria, inicialmente modelados pelo artista Jorge Sandrin, e hoje, continua pelo artista plástico e funcionário público Paulo Bérgamo. É uma característica específica do jardim francês, associado ao passado da monarquia francesa, o jardim com plantas esculpidas representava o controle do monarca, inclusive, sobre a natureza.

  
OBRAS DE CÂNDIDO PORTINARI:

A realização das pinturas de Portinari para a Matriz de Batatais está diretamente ligada à construção do templo. A nova matriz almejada pelo Monsenhor Joaquim Alves, teve as obras iniciadas em 1925 sob o comando do engenheiro– arquiteto italiano Julio Latini, tendo uma Comissão de Obras e o envolvimento da população na doação de recursos.

Em meados de 1949, o responsável pelas obras era o também engenheiro-arquiteto italiano Carlos Zamboni, que convidou Portinari para realizar as pinturas do novo templo religioso, sendo realizados os grandes painéis em 1952 e a Via Sacra em 1953.

  

VIA SACRA:

01. Passo I– Jesus é condenado à morte

02. Passo II – Jesus carrega a cruz às costas

03. Passo III– Jesus cai pela primeira vez

04. Passo IV – Jesus encontra sua mãe

05. Passo V – Simão Cireneu ajuda Jesus a levar a cruz

06. Passo VI – Verônica enxuga o rosto de Jesus

07. Passo VII - Jesus cai pela segunda vez

08. Passo VIII– Jesus consola as mulheres de Jerusalém

09. Passo IX– Jesus cai pela terceira vez

10. Passo X – Jesus é despojado de suas vestes

11. Passo XI – Jesus é pregado na cruz

12. Passo XII– Jesus morre na cruz

13. Passo XIII– Jesus é descido da cruz

14. Passo XIV – Jesus é depositado no sepulcro

 

Batismo de Jesus

Cena representando São João Batista batizando Jesus nas águas do Rio Jordão, sendo observado por várias pessoas, vendo-se ao fundo paisagem árida com alguns morros.

A Transfiguração

Cena da transfiguração de Jesus representado todo em branco, apenas os cabelos e barba em tom castanho. Fundo com céu em tons de azul e com largas faixas que seriam a continuação do reflexo do esplendor que envolve a figura de Jesus.

A Fuga para o Egito

São José segurando nas rédeas de um burro que está carregando Maria com o Menino Jesus nos braços, contra fundo de paisagem árida.

A Sagrada Família

Menino Jesus entre São José e Virgem Maria em paisagem árida vendo-se ao fundo morro.

Altar-Mor
O destaque especial é o altar-mor, verdadeiro monumento à iconografia universal do Senhor Bom Jesus da Cana Verde acompanhado por doze apóstolos, obra a qual domina o altar central da Igreja, reunindo rostos realistas e roupas abstratas.

Os milagres de Nossa Senhora Aparecida
Nossa Senhora d’Aparecida ocupando a quase totalidade da área do suporte, em pele escura, rosto redondo, olhos grandes, nariz pequeno e lábios finos e fechados. Em cada lado, se encontra três figuras com os milagres da Santa.
São Sebastião
Cena do martírio de São Sebastião com homens e mulheres em meio a paisagem árida. São Sebastião preso em poste, em pé e de frente, com varias flechas cravadas em seu corpo.
BOSQUE MUNICIPAL:

Bosque Municipal  Dr. Alberto Gaspar Gomes, possui uma grande área verde com eucaliptos, arvores nativas, parque infantil e pista de cooper.

 

  
 

PARQUE NÁUTICO:


Parque Náutico “Engenheiro Carlos Zamboni e Cachoeira dos Cayapós”, com belíssimas paisagens, local onde se encontra a tranquilidade junto a natureza, com exuberantes quedas d’agua  em suas cachoeiras, piscinas seminaturais, vegetação em abundancia, playground, sanitários, vestiários, lanchonete, área de camping, academia ao ar livre, praia artificial, quiosques, quadra de vôlei e estacionamento.

   

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO:

 

O centro Universitário Claretiano de Batatais nasceu em 1970, como conseqüência natural da Educação Fundamental e do Ensino Médio, idealizados e praticas ate então pelo Colégio São José. Atualmente, o CEUCLAR oferece cursos de graduação nas áreas de Educação, Saúde e Administração, sendo estes/; Pedagogia, Letras, Matemática, Filosofia, Biologia, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, terapia Ocupacional, Administração, Sistemas de Informação e Secretariado Executivo, além de diversos cursos de graduação e tecnólogos na modalidade de Educação a Distancia, nas áreas de Administração e Educação, além de programas de Pós-Graduação (lato-sensu), em nível de especialização e Extensão nas diversas  aéreas.

  

 

Casa de Barro – Residência dos Padres Claretianos:


A residência dos Padres Clareatianos, hoje referência em arquitetura, foi construída em 1986 pelos arquitetos Affonso Risi e José Mario Nogueira, explorando as possibilidades construtivas dos tijolos em paredes, cúpulas e formas geométricas diferenciadas.
O agendamento para visita devera ser com o Padre Sérgio, de segunda a sexta – Feira a partir das 09h00 no seguinte contato: (16) 3660-1777