Secretaria de Saúde divulga atividades em alusão ao Dia Mundial contra as Hepatites Virais

03/07/2018

Secretaria de Saúde divulga atividades em alusão ao Dia Mundial contra as Hepatites Virais

Em alusão a 28 de julho, ‘Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais’, a Secretaria de Saúde de Batatais, por intermédio do Programa Municipal de IST/Aids e Atenção Básica, convida a todos para realizarem a testagem rápida de Hepatites C nas Unidades Básicas de Saúde e no CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento, localizado no Ambulatório de Especialidades Egydio Ricco. Para a realização do teste é preciso documento com foto e cartão SUS. Não é preciso jejum.  A programação nas unidades será a seguinte:

UNIDADE DE SAÚDE

DATA NO MÊS DE JULHO

HORÁRIO

UBS ALVORADA 03 e 17 13:00hs
UBS ALTINO ARANTES 05, 12, 19 e 26 08:00 às 11:00 e 13:00 às 15:00hs
UBS VILALÍDIA 12 08:00 às 11:00 e 13:00 às 16:00hs
PSF I CAIC 23 e 24 08:00hse 13:00 hs
PSF II VILA LOPES 19 08:00 às 11:00 e 13:00 às 16:00 hs
PSF III VILA LOPES 04, 11, 18 e 25 14:30hs
CENTRO DE SAÚDE I 20 E 27 13:00hs
CENTRO DE SAÚDE ESCOLA 04, 11, 18 e 25 09:00hs
CTA 03, 10, 17, 24 e 31 08:00 às 11:00 e 13:00 às 16:00hs

Segundo o Departamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites virais do Ministério da Saúde, o número de pessoas contaminadas pelos vírus das Hepatites é dez vezes maior do que a contaminação pelo vírus HIV, com estimativa de que haja mais de 400 milhões de pessoas infectadas pelos vírus das Hepatites em todo o planeta, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde.

As Hepatites virais são doenças silenciosas causadas por vírus que atacam o fígado e podem levar ao câncer e cirrose. São classificadas por letras do alfabeto: A, B, C, D e E. Os vírus das Hepatites A e E não costumam trazer maiores complicações para o organismo, mas deixam a pessoa fraca e indisposta e são transmitidos por via oral-fecal, ou seja, água, alimentos e mãos contaminados que são levados a boca. As Hepatites B, C e D são transmitidas por sangue contaminado através de objetos perfuro cortantes e nas relações sexuais sem o uso de preservativos. E podem trazer sérias complicações à saúde após anos da contaminação.

Os sintomas das Hepatites lembram de uma gripe, a pessoa se sente cansada, tonta e com vontade de vomitar. O corpo pode ficar amarelado, principalmente os olhos, a urina escura e as fezes brancas. É preciso estar atento porque nem sempre aparecem sintomas. Muitas pessoas se contaminam com os vírus das Hepatites B, C e D e demoram anos para perceberem que estão com infecção no fígado. Só com exames específicos é possível saber se a pessoa está ou não com Hepatite.

Mais de 80% dos casos mais graves de doenças do fígado, como a cirrose, o câncer e os transplantes de fígado são provenientes das Hepatites B e C, entretanto, apenas 5% dos portadores de hepatites estão diagnosticados. É essencial saber que a Hepatite é uma doença assintomática, silenciosa e que mata.               Mas se diagnosticada precocemente, tem cura  e com a chegada de novos medicamentos ao mercado, a cura pode ser de 100%. No caso da Hepatite tipo B existe vacina que previne e um remédio que elimina o vírus completamente.

Preconiza-se a vacinação contra Hepatite B e realizar as testagens pelo menos uma vez na vida e todas as vezes que houver riscos e exposição aos vírus. Principalmente pessoas acima de 40 anos, diabéticos, dependentes químicos, filhos de mães com hepatite C, pessoas que receberam sangue ou hemoderivados, pessoas com tatuagem, tatuadores, manicurese profissionais da saúde devem realizar o teste para HEPATITE C nesta campanha.

Para maiores informações procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência ou compareça ao CTA, no antigo Pronto Socorro, atualmente Ambulatório de Especialidades ‘Egydio Ricco’, ao lado do FORUM, situado à praça Dr. José Arantes Junqueira, 02, no Centro. O CTA oferece testagens rápidas para HIV, Sífilis e Hepatites B e C durante o ano todo na rotina do serviço, além de acolhimento, aconselhamento, cuidados necessários para prevenção e orientações.

Posts Relacionados

Marcadores

Compartilhe