CAIC conta agora com o Projeto Sociocultural Arteiros.

19/08/2021


 
O Projeto Sociocultural Arteiros iniciou na segunda-feira, 16 de agosto, as atividades que reunirá 60 crianças, de 6 a 11 anos, que experimentarão as artes cênicas. O projeto oferecerá as modalidades de dança e teatro, gratuitamente, às crianças matriculadas na Escola CAIC Prof.

Gilberto Dalla Vecchia, buscando levar aos alunos uma nova perspectiva de mundo, cuja realidade é transformada a partir da arte. 
Segundo o diretor do projeto, Rodolfo de Tarso, a arte proporciona uma transformação no indivíduo, traduzindo a essência da criança para o seu meio, criando na criança e seus familiares, potencial manifestação cultural e diversidade. “Trabalhamos com uma metodologia de tradução da arte, através do acolhimento da criança, incentivando a sua frequência escolar, o respeito, o comportamento, o coletivo”, afirma. 
As aulas acontecerão sempre em contraturno escolar, para não atrapalhar os estudos dos alunos, colocando a expressão da dança e teatro como extensão do aprendizado em sala de aula. 
“Cada gotinha de conhecimento no mundo da arte traz aos alunos um novo horizonte de possibilidades, visando o seu desenvolvimento artístico, mas também o seu empoderamento enquanto cidadão de direitos”, ressalta Ariel Saostt, coordenador do projeto.

Todo o material, uniforme e lanche serão ofertados às crianças participantes do projeto. 
“A expressão corporal é a forma primária da comunicação, bem como a representação no campo cênico.

Nosso objetivo é proporcionar à criança mecanismos para se expressar e se identificar como indivíduo transformador da realidade em que vivem”, ressaltou a coordenadora cênica Joice Bento. 
Arteiros é realizado com fomento através do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) de Batatais, ocorrendo nos anos de 2021 a 2022, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Batatais, por meio da Secretaria de Educação, com o objetivo de traduzir e fomentar a cultura nos territórios a qual pertence a escola municipal.