Ação conjunta contra incêndios: Comissão se reúne para fortalecer a prevenção e combate em Batatais

23/05/2023

A Estação do Corpo de Bombeiros Militares de Batatais foi o cenário da primeira reunião da Comissão de Combate e Prevenção a Incêndios na cidade, realizada na última sexta-feira, dia 19. O grupo foi estabelecido no final de 2021 em resposta aos incêndios de grandes proporções que afetaram várias áreas do município.

O encontro contou com a presença do Sargento Posseti, comandante dos Bombeiros Militares de Batatais, bem como representantes da prefeitura por meio das secretarias municipais de Obras, Planejamento e Serviços Públicos, Meio Ambiente, da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil Municipal, representantes do DER (Departamento de Estradas e Rodagem), da Via Paulista, das Usinas Batatais e Cevasa, dos Bombeiros Civis, da Fundação Florestal e do Sindicato Rural de Batatais.

A reunião marcou o reinício dos trabalhos da equipe, com cada membro atuando dentro de sua respectiva área de responsabilidade. Além disso, foram atualizados os contatos entre os participantes, reconhecendo a importância da comunicação entre esses atores no combate e prevenção de incêndios.

"Neste momento, é crucial que todos estejam atentos devido à iminente temporada de estiagem. Além disso, a colaboração e participação de toda a população são de extrema importância para que cada indivíduo faça a sua parte e evite o uso de fogo para limpeza de terrenos, resíduos vegetais ou domiciliares", destaca o Secretário do Meio Ambiente.

Caso seja testemunhada qualquer pessoa provocando incêndio em qualquer circunstância, é fundamental denunciar e contribuir. Vale lembrar que, de acordo com a Lei nº 9.605/98 (crimes ambientais), em seu Art. 54, causar poluição de qualquer natureza em níveis que possam resultar em danos à saúde humana, mortandade de animais ou destruição significativa da flora é passível de pena de até quatro anos de reclusão, além de multa.

CANAIS DE DENÚNCIA

• Polícia Militar: 190