EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SENSIBILIZAÇÃO E RESPONSABILIDADE

29/11/2018

“Ensinando nossas crianças a serem ecologicamente responsáveis, produziremos adultos mais conscientes”. Com essa frase é que se inicia o projeto de alunos do curso de Aprendizagem Administrativa do SENAC de Ribeirão Preto, desenvolvido na ETEC Antônio de Pádua Cardoso de Batatais.

Os alunos, que procuraram a Secretaria Municipal do Meio Ambiente para que pudessem desenvolver seu trabalho final do curso envolvendo sociedade e meio ambiente, se transformam em educadores ambientais. Nas atividades, é trabalhada a sensibilização de alunos das Escolas Municipais para a importância do Meio Ambiente e feito com eles o plantio de mudas de árvores, depois de escolherem qual nome darão às mudas.
A ideia é fazerem os alunos adotarem estas árvores, criando um vínculo desde seu plantio até sua posterior observação e crescimento.
O primeiro encontro aconteceu no dia 01 de Novembro na Escola Professor Gilberto Dalla Vecchia – CAIC – com uma turma de 20 alunos do 3º ano. Os educadores ambientais fizeram uma explanação sobre o meio ambiente e convidaram os alunos da Escola para atividades desenvolvidas com materiais recicláveis e logo em seguida fizeram o plantio de cinco mudas de árvores no terreno da própria Escola.
O segundo encontro foi com uma turma de alunos da Escola Célia Bueno, no dia 08 de Novembro. Novamente os educadores ambientais fizeram uma palestra aos alunos e levaram novas atividades feitas com materiais recicláveis. O plantio com esta turma foi feito no dia 13 de Novembro, na Praça Pio XII, enriquecendo o local com seis mudas. É importante ressaltar que todos os plantios foram planejados previamente pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que também acompanhou a ação propriamente dita, através dos servidores Paulo Bérgamo e Felipe Sasso.
A Secretaria ainda lembra que plantios em Praças, Parques e áreas públicas devem ser solicitadas ao Poder Público. Os alunos de Aprendizagem Administrativa do SENAC farão ainda a revitalização de uma Praça do Município, pensando no bem estar da população e na recuperação do meio ambiente local.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente agradece a todos os alunos do SENAC e aos Coordenadores e Professores envolvidos.
(fotos: alunos do SENAC/servidores da SMMA)