II Workshop das Creches Municipais encerra com brilhantismo o trabalho educacional desenvolvido pelas Educadoras

30/11/2017

No dia 27 de novembro as Creches Municipais realizaram o II WORKSHOP de práticas educacionais desenvolvidas nas creches. O objetivo do evento foi divulgar e compartilhar as reflexões das educadoras relacionadas a prática pedagógica desenvolvida nas creches, através do uso do IPO (Inventário Portage Operacionalizado). As educadoras usaram Painéis e Comunicação Oral para explanar.  O guia Portage de Educação Pré-Escolar faz parte de um sistema amplo de treinamento de pais e educação pré-escolar denominado “Projeto Portage”. Dividido em cinco áreas de desenvolvimento, o IPO é um roteiro de observação, útil para o estabelecimento de prioridades de estimulação. Trata-se de um sistema de apoio ao educador para ajudá-lo a descobrir o que a criança já aprendeu, apresentar alternativas do que ensinar e sugerir maneiras diferentes de se ensinar as habilidades esperadas para as crianças, de acordo com suas diferentes faixas etárias.

Através das etapas de avaliação, estimulação e reavaliação, as educadoras acompanham o desenvolvimento das crianças, o que favorece a detecção precoce de atrasos no desenvolvimento, ao mesmo tempo que estimula o potencial de desenvolvimento de nossas crianças. “O Workhop foi um sucesso. Essa ação faz parte de uma proposta educacional da Secretaria Municipal de Educação, por meio do CEDAP, que prioriza a formação em serviço dos profissionais da educação. O atendimento educacional nas creches tem evoluído e demonstrado ser um serviço relevante de na nossa cidade. Nossas educadoras tem se especializado nas questões do desenvolvimento infantil e tem realizado um excelente trabalho, o que nos permite atender com qualidade a etapa mais importante do desenvolvimento, que é a primeira infância”, disse a Secretária Adriane Emily Moura.