Batatais unida contra a dengue: junte-se a nós no combate ao mosquito transmissor

27/03/2023

Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, a Semusa (Secretaria Municipal de Saúde) de Batatais está promovendo uma força-tarefa para combater o mosquito Aedes aegypti, com ajuda da população.
Segundo Bruna Toneti, secretária de Saúde de Batatais, um plano de mobilização social para ações de controle das arboviroses está em andamento no Estado todo e visa engajar a sociedade civil, além das organizações públicas e privadas para uma ação simultânea.
“O foco é eliminar criadouros do Aedes aegypti e é isso precisa ser tarefa permanente por parte de todos, a fim de prevenir o aumento de doenças transmitidas por esses insetos, especialmente quando as condições ambientais são propícias à sua proliferação”, disse.

NÚMEROS DA DENGUE EM BATATAIS
Em 2023, até o dia 20 de maço, foram registrados na cidade 54 casos confirmados da doença e 52 casos investigados foram descartados. Há, ainda, 27 casos suspeitos em investigação no Instituto Adolfo Lutz.

Recomendações das secretarias municipal e estadual de Saúde:
• O prato do vaso de planta também pode ser foco do mosquito. Elimine o prato ou use um prato justo ao vaso, de forma que não haja espaço entre o vaso e o prato;
• É importante deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente;
• Descarte pneus usados em postos de coleta da Prefeitura;
• Objetos que acumulam água, como potes e garrafas, também devem ser retirados dos quintais;
• Lixo: Material para reciclagem deve ser mantido em saco fechado e em local coberto.
• Ao apresentar os sinais e sintomas (dengue, Zika ou Chikungunya) é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).
• Todos podem participar da campanha eliminando os criadouros do mosquito na sua casa, no local de trabalho, no seu bairro e na sua cidade.