Secretarias da Saúde e do Meio Ambiente promovem atividade sobre resíduos sólidos e reciclagem com usuários do Caps

27/03/2023

O secretário do Meio Ambiente de Batatais, Lucas Tofetti, e a agente de educação ambiental, Elis Regina Mesquita, realizaram na última semana uma palestra sobre resíduos sólidos e reciclagem no Caps (Centro de Atenção Psicossocial).


O evento teve como objetivo aprimorar a separação de materiais recicláveis e fomentar a criação de uma atividade geradora de renda para famílias vulneráveis.


A palestra marcou o início da construção de um projeto de coleta de material reciclável, que será realizado por um grupo de usuários do Caps. A iniciativa visa incentivar a separação correta dos resíduos e promover a conscientização ambiental.


Durante a palestra, Lucas explicou que o objetivo é implantar projetos na unidade com a participação dos pacientes e, dessa forma, reforçar a participação dos mesmos na separação de recicláveis. Segundo ele, os pacientes já possuem hábito de separar papelão e plástico duro.
Entre os principais tópicos abordados na palestra, destacaram-se: reforçar a atenção dos pacientes para a separação de resíduos recicláveis, separação de tampinhas, separação de lacres de latas e implantação de coletor de pilhas e baterias.


O projeto será monitorado e acompanhado mensalmente para avaliar o andamento das atividades e o impacto gerado. Também com essa iniciativa, a Administração Municipal mostra seu compromisso com a sustentabilidade e com a promoção de atividades que visem o bem-estar da população e do meio ambiente.