Assistência Social promove 1º Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável em Batatais

28/09/2022

A Secretaria de Assistência Social de Batatais promoverá o primeiro Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do município. O encontro será realizado no Salão de Eventos da Etec “Antônio de Pádua Cardoso” (Industrial), no dia 29 de setembro, das 13h30 às 16h30.

Na ocasião, a professora-doutora Raquel Sant’Ana, da Unesp de Franca, falará ao público sobre a essencialidade das políticas públicas para proporcionar acesso à alimentação regular e permanente de qualidade e em quantidade suficiente.

A secretária municipal de Assistência Social, Fernanda Girardi, disse que essa mobilização é fundamental para a implementação de uma política pública de segurança alimentar e nutricional. “O conselho é órgão colegiado composto em sua maioria por membros da sociedade civil, e ele tem o papel de, junto às políticas públicas envolvidas na comissão de governança, mapear a necessidade alimentar municipal e fomentar, com as políticas, respostas a essas demandas. Entre os vários tipos de ações que podem ser implementadas temos, por exemplo, o banco de alimentos e a cesta verde”, afirmou

Segundo Fernanda, com a implementação da política e dos programas a ela vinculados é ofertada alimentação adequada às famílias, estabelecida por nutricionistas. “O grupo de trabalho tem como objetivo auxiliar na amenização da demanda alimentar, porém, com qualidade, sem o fornecimento da cesta básica padrão, tornando o processo de alimentação mais digno.”