Junho Violeta: Cras realizam campanha de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa.

29/06/2022

Os Cras (Centros de Referência de Assistência Social) de Batatais realizaram uma série de atividades em alusão à campanha Junho Violeta, uma referência ao mês de conscientização da violência contra a pessoa idosa.
Além das ações de grupos de PAIF (Proteção e Atendimento Integral à Família) realizadas com famílias nos equipamentos, os técnicos se dirigiram também até as unidades básicas de saúde “Dr. João de Souza” e “João Lellis”, onde buscaram despertar e fortalecer a reflexão na comunidade local acerca do tema.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (15 de junho) é símbolo da luta e dos direitos das pessoas na terceira idade. A data foi criada em 2006 pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), situações de violência contra a pessoa idosa, são ações ou omissões cometidas uma vez ou muitas vezes, prejudicando a integridade física e emocional da pessoa, impedindo o desempenho de seu papel social.

Para o prefeito Juninho Gaspar, todas as formas de conscientização da sociedade e promoção de respeito àqueles com 60 anos ou mais são muito importantes. “Temos todos por obrigação repudiar qualquer ato de violência em desfavor da pessoa idosa, e o Junho Violeta deixa essa necessidade ainda em mais evidência.

A sociedade toda precisa manter atenção constante às diversas possibilidades de violência contra a pessoa idosa”, disse o prefeito.
“O trabalho de conscientização das diversas formas de violência é importante para despertar o olhar de cuidado e a identificação de possíveis casos”, afirma a secretária de Assistência Social do município, Fernanda Girardi.

O governo do Estado de São Paulo listou os diferentes tipos de violência contra idosos:

• Violência física: uso da força física para compelir ao idoso a fazer o que não desejam, para feri-lo ou provocar-lhe dor, incapacidade ou morte;
  • Violência psicológica: corresponde à realização de agressões verbais ou gestuais com a finalidade de aterrorizar o idoso, humilhá-lo, restringir sua liberdade ou isolá-los do convívio social;
  • Violência sexual: relacionado com a prática de ato ou jogo sexual de caráter homo ou hetero-relacional utilizando pessoa idosa. Esse tipo de agravo visa obter excitação sexual, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças;
  • Violência financeira ou econômica: consiste na exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou o uso não consentido por eles de seus recursos financeiros ou patrimoniais;
  • Abandono: caracterizado pela ausência ou deserção dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares de prestarem socorro a uma pessoa que necessite de proteção;
  • Negligência: relacionada à recusa ou à omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos, por parte dos responsáveis familiares ou institucionais. Manifesta-se associada a outros abusos que geram lesões e traumas físicos, emocionais e sociais, em particular, para os idosos que se encontram em situação de múltipla dependência ou incapacidade;
  • Autonegligência: conduta da pessoa idosa que ameaça a própria saúde ou segurança, pela recusa de prover cuidados necessários a si.