Em um mês, Secretaria de Assistência Social realiza mais de mil atendimentos à população.

06/07/2022

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou 1.127 atendimentos diretos à população de Batatais durante o último mês de junho.


A Proteção Social Básica realizou 412 atendimentos. Os Cras (Centros de Referência de Assistência Social) realizaram 245 atendimentos particularizados, sendo 49 derivados de demandas espontâneas emergentes e 196 feitos por agendamento prévio.


Foram gerados 96 encaminhamentos para acesso as demais políticas públicas, serviços cofinanciados em entidades parcerias, acesso a documentação civil básica, órgãos de direito e formações profissionais, além de 37 benefícios eventuais por acompanhamento.


Os equipamentos Cras forneceram também 166 benefícios eventuais, em consonância com a Resolução nº 006/2021 do CMAS, sendo dois auxílios funerais, 10 em virtude de vulnerabilidade temporária de mobilidade e 154 de alimentação.


Salienta-se que os benefícios eventuais para atendimento de alimentação são provenientes de campanhas e articulação do Fundo Social de Solidariedade.


Além dos atendimentos particularizados, os Cras realizaram acolhidas coletivas, acompanhamentos de famílias inseridas no Paif (Proteção e Atendimento Integral à Família), oficinas em alusão à campanha Junho Violeta, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre as violências contra pessoas idosas.


Na Proteção Social Especial, o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) realizou 214 atendimentos, entre atendimentos presenciais, visitas domiciliares, abordagens sociais, reuniões presenciais e articulações por telefone referentes aos atendimentos realizados. O total de acompanhamentos atualmente é de 180.


A Central de Cadastros atendeu 501 famílias, 262 sendo novos cadastros para acesso aos programas de transferência de renda estadual e federal, além de 239 atualizações cadastrais.


A Secretaria de Assistência Social também investiu em um encontro de educação permanente junto à equipe administrativa, que teve a finalidade de assegurar a capacitação profissional e a melhoria do atendimento ao munícipe com foco no olhar humanizado. Também realizou uma oficina com mulheres no conjunto habitacional Zaira Pupim, o segundo encontro do Núcleo dos Catadores, a apresentação do Plano de Ação da Inclusão Produtiva em Batatais e o primeiro Fórum de Políticas Públicas LGBTQI+ de Batatais.


“É uma satisfação ver a pasta de assistência tão movimentada na efetivação dos direitos e nessa luta contra os reflexos da questão social. Nossas ações têm caráter continuado, sistemático e planejado e o nosso compromisso é trabalhar para fortalecer os direitos dos nossos munícipes”, afirmou a secretária de Assistência Social, Fernanda Girardi.