Atletas de Batatais se destacam nos 24º Jogos da Melhor Idade.

20/06/2022

Atletas de Batatais se destacam nos 24º Jogos da Melhor Idade.

Os atletas batataenses que participaram nos últimos dias do 24º Jomi (Jogos da Melhor Idade), que aconteceram nos dias 15 e 17 de junho, conquistaram importantes resultados para a cidade.

Nove atletas, de seis diferentes modalidades, conquistaram um lugar ao pódio e trouxeram para a cidade duas medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze.

Os Jomi são disputados apenas por atletas com idade a partir dos 60 anos. Entre participantes, dirigentes e pessoal de apoio, a delegação batataense contou com 50 pessoas.

A cidade participou do campeonato em 10 modalidades: atletismo, bocha, buraco, damas, dança de salão, dominó, malha, tênis de mesa, truco e xadrez.

Entre as 45 cidades efetivamente inscritas, ao final das disputas, Batatais garantiu um expressivo lugar na tabela de classificação: obteve o nono lugar.

As medalhas de ouro foram conquistadas pelos atletas Glaucia Esteves Honório e José Marcílio dos Reis, ambos em Atletismo, nos 1.000 metros rasos feminino categoria C e masculino categoria B, respectivamente.

Já as quatro medalhas de prata foram garantidas por Nilton Donizeti de Melo, também sucesso no Atletismo (2.000 metros rasos categoria A); a dupla José Leoni e José Buranelli conquistou o segundo lugar no Buraco; Olynto Meireles foi prata no Xadrez masculino e Yvonne da Silva alcançou a prata no Xadrez feminino.

Dinah Baldochi conquistou um bronze no Tênis de Mesa e a atleta Terezinha também garantiu um bronze em sua modalidade, Damas.
A performance dos atletas foi considerada de ótima qualidade pela Secretaria de Esportes e seus diretores, uma vez que todos os atletas retomaram os treinamentos muito recentemente em razão da pandemia e já alcançaram tantas conquistas.

OS JOGOS
Nesta edição dos jogos, Batatais foi uma das sedes das competições (ao lado de Ribeirão Preto e Monte Alto) e recebeu, nos últimos dias 16 e 17, quinta e sexta-feira, todas as competições de jogos de mesa (buraco, damas, dominó, truco e xadrez) no Ginásio de Esportes do Claretiano Centro Universitário.

O prefeito Juninho Gaspar, que disse ver o evento como mais uma forma de cuidado com a qualidade de vida na terceira idade, disse na abertura dos jogos que o esporte é um importante aliado na missão de trazer mais saúde, bem-estar e dignidade para os idosos.

“Sabemos que a prática esportiva traz benefícios para além da saúde física, influindo positivamente para uma vida ativa, a autoestima, a independência e a vida social.

É um orgulho para nós sermos uma das sedes desta importante competição”, afirmou.

Os Jogos da Melhor Idade foram promovidos pelo Governo do Estado de São Paulo, com organização e realização conjunta à Prefeitura de Batatais.