Atletas de Batatais se destacam nos 24º Jogos da Melhor Idade.

20/06/2022

Os atletas batataenses que participaram nos últimos dias do 24º Jomi (Jogos da Melhor Idade), que aconteceram nos dias 15 e 17 de junho, conquistaram importantes resultados para a cidade.

Nove atletas, de seis diferentes modalidades, conquistaram um lugar ao pódio e trouxeram para a cidade duas medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze.

Os Jomi são disputados apenas por atletas com idade a partir dos 60 anos. Entre participantes, dirigentes e pessoal de apoio, a delegação batataense contou com 50 pessoas.

A cidade participou do campeonato em 10 modalidades: atletismo, bocha, buraco, damas, dança de salão, dominó, malha, tênis de mesa, truco e xadrez.

Entre as 45 cidades efetivamente inscritas, ao final das disputas, Batatais garantiu um expressivo lugar na tabela de classificação: obteve o nono lugar.

As medalhas de ouro foram conquistadas pelos atletas Glaucia Esteves Honório e José Marcílio dos Reis, ambos em Atletismo, nos 1.000 metros rasos feminino categoria C e masculino categoria B, respectivamente.

Já as quatro medalhas de prata foram garantidas por Nilton Donizeti de Melo, também sucesso no Atletismo (2.000 metros rasos categoria A); a dupla José Leoni e José Buranelli conquistou o segundo lugar no Buraco; Olynto Meireles foi prata no Xadrez masculino e Yvonne da Silva alcançou a prata no Xadrez feminino.

Dinah Baldochi conquistou um bronze no Tênis de Mesa e a atleta Terezinha também garantiu um bronze em sua modalidade, Damas.
A performance dos atletas foi considerada de ótima qualidade pela Secretaria de Esportes e seus diretores, uma vez que todos os atletas retomaram os treinamentos muito recentemente em razão da pandemia e já alcançaram tantas conquistas.

OS JOGOS
Nesta edição dos jogos, Batatais foi uma das sedes das competições (ao lado de Ribeirão Preto e Monte Alto) e recebeu, nos últimos dias 16 e 17, quinta e sexta-feira, todas as competições de jogos de mesa (buraco, damas, dominó, truco e xadrez) no Ginásio de Esportes do Claretiano Centro Universitário.

O prefeito Juninho Gaspar, que disse ver o evento como mais uma forma de cuidado com a qualidade de vida na terceira idade, disse na abertura dos jogos que o esporte é um importante aliado na missão de trazer mais saúde, bem-estar e dignidade para os idosos.

“Sabemos que a prática esportiva traz benefícios para além da saúde física, influindo positivamente para uma vida ativa, a autoestima, a independência e a vida social.

É um orgulho para nós sermos uma das sedes desta importante competição”, afirmou.

Os Jogos da Melhor Idade foram promovidos pelo Governo do Estado de São Paulo, com organização e realização conjunta à Prefeitura de Batatais.