Em noite de frio intenso, Prefeitura de Batatais distribui cobertores e acolhe pessoas em situação de rua

18/05/2022

Um balanço da Secretaria Municipal de Assistência Social de Batatais sobre o número de pessoas assistidas pelas iniciativas de amparo contra o frio, mostra que foram feitas 19 abordagens na noite desta terça-feira (17) e madrugada de quarta (18).
As equipes da Secretaria de Assistência Social, em conjunto com a Guarda Civil Municipal, intensificaram o atendimento ao público mais vulnerável, em situação de rua.

Os atendimentos feitos resultaram no encaminhamento de duas pessoas para a Casa de Passagem da Comunidade Missionária Divina Misericórdia, onde elas podem tomar banhos quentes, pernoitar e se alimentar.
A aceitação do acolhimento institucional é facultativa e outras 17 pessoas recusaram o encaminhamento. A elas, foram ofertados cobertores e sacos térmicos de dormir com fechamento, além de outros auxílios, conforme a demanda de cada um.

Uma parte das pessoas em situação de rua chega a procurar ajuda espontaneamente, mas a população também pode ajudá-las, solicitando uma abordagem social por meio do telefone da Defesa Civil, 199.
“O objetivo deste trabalho é desencadear o processo de saída das ruas, promover o retorno familiar, quando possível, além do acesso à rede de serviços socioassistenciais e às demais políticas públicas.

O nosso papel, enquanto assistente social, deve sempre se pautar no respeito aos direitos humanos e no fortalecimento ou resgate dos vínculos familiares e comunitários, por meio da aproximação e vinculação empática com as mesmas, baseando-se em práticas de cuidado singular e acolhimento às diferenças, e uma abordagem interdisciplinar e intersetorial”, disse Rogério Tercal, diretor de Proteção Social Básica do município de Batatais.

Durante as abordagens, a equipe de profissionais da Secretaria de Assistência Social também presta orientações sobre serviços, programas e benefícios socioassistenciais com objetivo de propor ações que visem a garantia de direitos desta população.

Importante pontuar que a abordagem social de pessoas em situação de rua é um serviço executado cotidianamente pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de Batatais.