Assistência Social está com dois serviços novos para atendimento emergencial as pessoas em situação de rua

24/07/2020
Uma das ações elencadas no Plano de Enfrentamento da Covid 19, elaborado pela Prefeitura de Batatais, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, é o atendimento emergencial as pessoas em situação de rua existentes no município. Nesse momento de pandemia, muitos são as áreas impactadas, como a área social e seus públicos mais vulneráveis - como é o das pessoas em situação de rua. Nesse sentido, definiu-se pela implantação de dois serviços: o ‘Espaço Com Vida’, instalado no Centro Comunitário da Vila Lidia. Trata-se de uma ação que disponibiliza alimentação, banho e atendimento com assistente social e psicóloga para orientação e encaminhamento dessas pessoas em situação de rua que buscarem o serviço.

A outra atividade implantada se refere ao Acolhimento Provisório em Casa de Passagem, contando com equipe profissional com assistente social, psicóloga, orientadores sociais e demais profissionais de apoio, para o devido atendimento e planejamento pessoal junto a essas pessoas enquanto perdurar o acolhimento, que terá duração máxima de seis meses, podendo ser prorrogada caso haja avaliação técnica nesse sentido.

Ambos os serviços começaram dia 14 de julho e estão sendo executados em parceria com a organização da sociedade civil ‘Comunidade Divina Misericórdia’.

Membros do Conselho Municipal Sobre Drogas - COMAD- estiveram em encontro de formação com a equipe dos dois serviços no dia 17 de Julho, onde informações foram compartilhadas e alinhamentos foram feitos, considerando que a realidade do uso de substâncias psicoativas será enfrentada cotidianamente pela equipe, junto a outros desafios.

Além dos membros do COMAD, também estiveram presentes na formação as técnicas do CREAS, a Policia Militar, a chefe e enfermeira da UBS da Vila Lidia, a responsável pelo Cadastro Único e as técnicas da COMAREV.