Saúde Pública reorganiza procedimentos de Raio X da área odontológica

27/09/2019
A Secretaria Municipal de Saúde buscando informar a população sobre a questão das mudanças relacionadas ao trabalho odontológico, em especial aos exames de raio x, ressalta que foi realizada uma reestruturação da Rede de Atendimento Odontológico. Com base nos estudos feitos a partir do número de procedimentos de raio x dos últimos 10 anos foi obtida uma média de 4 exames diários, onde 3 destes são realizados pelo Centro de Especialidades Odontológicas.

Segundo a Secretária, Luciana Nazar Arantes, foi levado em consideração o custo deste procedimento a Administração Municipal, que tem como responsabilidade o bom uso do dinheiro público. Dessa forma, foi reorganizado o serviço, sem trazer prejuízos à população, que continuará tendo acesso ao exame de raio x com eficiência e sem demora, uma vez que os números demonstram a baixíssima indicação do procedimento pelos profissionais dentistas. Atualmente o custo operacional deste procedimento para Prefeitura em média é de R$ 300,00 enquanto o SUS paga pelo mesmo R$ 1,75. Os exames agora ficarão centralizados no Centro de Especialidades Odontológicas, localizado ao lado da UPA - Unidade de Pronto Atendimento.