Ampliação do Centro de Hemodiálise de Batatais está avançada

18/10/2018

A Unidade de Terapia Renal – Hemodiálise ‘Abelardo Pimenta de Castro’, localizada em anexo da Santa Casa de Misericórdia, Hospital Major Antônio Candido está sendo ampliada. Os trabalhos foram viabilizados por meio de Projeto da Administração Municipal, aprovado pela Câmara, que está destinando R$ 481 mil para a ampliação. “Fizemos o Centro de Hemodiálise no passado, que vem contribuindo de forma decisiva para o atendimento de centenas de pessoas, mas, o complexo hoje não possui mais vagas disponíveis e diversos pacientes aguardam o tratamento. Desta forma, com a destinação dessa verba municipal, estamos ampliando as instalações para amenizar o sofrimento de quem hoje se desloca para outras localidades”, ressalta o Prefeito Jose Luis Romagnoli.

Atualmente, a Unidade de Terapia Renal tem capacidade operacional de 20 pontos para hemodiálise e realiza terapia com três turnos ininterruptos, necessitando de uma ampliação para 35 pontos, elevando a capacidade de atendimento de 114 pacientes para 210, quantidade recomendada pelo Ministério da Saúde para uma operacionalização otimizada no custeio dos recursos humanos, bem como, o atendimento da demanda atual. O número de pacientes cresce a cada ano, tanto de batataenses como de pessoas de cidades vizinhas.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, houve um aumento expressivo de casos em diálise desde 2000, atingindo um patamar de aproximadamente 122 mil pacientes que necessitam dessa modalidade de tratamento, para sobrevivência. A Unidade de Hemodiálise instalada na Santa Casa desde 2008 aumentou a qualidade de vida de seus pacientes de forma imensurável, assim como, a expectativa de vida, tendo em vista que os pacientes não necessitam mais ficar longas horas longe de suas casas, famílias e suportando o trânsito de ida e volta, muitas vezes fragilizados pelo tratamento, sujeitando-se até a intercorrências no caminho, como náuseas, vômitos e hipertensão. A assistência das sessões de hemodiálise é custeada pelo SUS, por meio de credenciamento já existente com o Ministério da Saúde.

De acordo com o Superintendente da Santa Casa, Silvio Bergamo, a reforma já está bem adiantada. O prédio anexo, com 261 metros quadrados, já foi erguido, faltando agora o piso, os acabamentos finais e instalações necessárias para abrigar os equipamentos de hemodiálise.  A previsão de entrega das novas instalação é para o mês de janeiro do ano que vem.