Batatais é destaque na avaliação do IDEB

21/09/2018
Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP) no início do mês de setembro mostram mais uma vez o avanço da educação municipal.

O IDEB é o principal parâmetro de avaliação do ensino fundamental e médio no país. Os resultados são obtidos pela junção de duas dimensões o fluxo escolar (calculado com base no número de aprovação nas escolas) e o desempenho dos estudantes na Prova Brasil, composta por questões de língua portuguesa e matemática. Esta avaliação é aplicada a cada dois anos, para os alunos dos 5° e 9° anos do Ensino Fundamental e para os alunos do 3° ano do Ensino Médio.
Cada escola, município, estado e o país têm metas a serem cumpridas, definidas pelo INEP como forma de estimular a melhoria na qualidade educacional.
Os dados divulgados este mês são referentes ao ano de 2017 e demonstram um progresso nos anos iniciais das escolas da rede municipal de Batatais (5° anos), em relação a 2015.
Em 2015, o IDEB geral das escolas de Batatais foi de 6,2 e subiu para 6,6 em 2017, mantendo a trajetória de evolução e superação das metas. Estes dados colocam Batatais a frente do índice das escolas públicas do estado de São Paulo, que foi de 6,5 e da média nacional que foi de 5,5 para os anos iniciais. Para os anos finais do ensino fundamental (9° anos) a rede municipal seguiu a tendência nacional e estadual e não conseguiu alcançar as meta, apresentando uma pequena queda em relação a 2015. Mesmo assim, o município permaneceu à frente da média nacional, obtendo nota 4,8 contra 4,4 que é a média das escolas públicas do país.
Ao analisar os dados o Secretário Municipal de Educação Victor Hugo Junqueira afirmou que os dados do IDEB traduzem o esforço da administração municipal, das escolas e professores em perseguir sistematicamente a melhoria na qualidade da educação oferecida as crianças e jovens do município.
Segundo o Secretário Victor Junqueira “os resultados do IDEB são importantes para avaliar o nosso progresso e as nossas deficiências. Nesse sentido, ficamos muito satisfeito com o avanço, mas sabemos que há muito trabalho se fazer. Educação é um processo constante, por isso, já estamos olhando para as metas futuras”, completou.
O Prefeito Municipal José Luis Romagnoli destacou que a meta do IDEB para o Brasil, é alcançar a média 6 até 2021, o que corresponde ao patamar educacional dos países desenvolvidos, isso prova que Batatais ao alcançar a nota 6,6 tem garantido um padrão de qualidade educacional superior a muitos estados e municípios.
“Para nós é motivo de muita alegria, saber que as escolas municipais têm melhorado os seus indicadores, podendo oferecer assim uma formação plena as nossas crianças”, declarou José Luis. O prefeito aproveitou ainda para parabenizar os profissionais da educação e os alunos rede municipal pelos bons resultados.

[gallery columns="5"]

Galeria deFotos