Saúde divulga a Campanha de Vacinação contra o Sarampo

31/07/2018
A Secretária Municipal de Saúde, Luciana Nazar Arantes, convocou a imprensa nessa segunda-feira, 30 de Julho, para passar informações sobre a Campanha contra o Sarampo, que começa nessa Quarta-feira, 1º de Agosto.
De acordo com o cronograma estabelecido, o trabalho será iniciado com a vacinação de crianças com até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Todas receberão reforço e as equipes estarão inclusive levando as vacinas nas creches e escolas municipais. Os pais receberão um bilhete onde deverão autorizar a vacinação de seus filhos, bem como enviar a Carteira de Vacinação e o Cartão SUS. “Os pais que não autorizarem a vacinação terão 5 dias úteis para levar as crianças para vacinar na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. Após esse prazo a lista com os nomes das crianças não vacinadas serão remetidas ao Ministério Público”, informou a Secretária.
As crianças dessa faixa etária que freqüentam as escolas particulares poderão procurar as unidades de Saúde. Após essa etapa a Secretaria, por intermédio da Vigilância Epidemiológica, começará a aplicar as vacinas para as demais faixas etárias, de 5 a 58 anos.

Prevenção é o foco

A única forma de prevenir o sarampo é por meio da tríplice viral e tetraviral, que compõem as duas doses da caderneta de vacinação: a primeira deve ser aplicada aos 12 meses de idade e a segunda aos 15 meses. Além disso, doses duplas são disponibilizadas para jovens até 29 anos e doses únicas para aqueles de 30 a 39 anos. Este esquema está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) todos os anos, mas o recente surto de sarampo fez com que o Ministério da Saúde criasse uma força-tarefa para elevar o número de imunizados e impedir a disseminação da doença, que pode ser fatal.
A Campanha de Vacinação contra Sarampo 2018 se estenderá até 31 de Agosto.

[gallery columns="5"]

Galeria deFotos