Semusa realiza ações em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco

02/06/2023

O Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio, chama a atenção para o problema do tabagismo. Várias doenças estão associadas a esse hábito, incluindo diversos tipos de câncer, como câncer de pulmão, nariz e seios paranasais, boca, garganta, esôfago, estômago, ureter, bexiga, cólon, reto e colo do útero, de acordo com informações do Inca (Instituto Nacional de Câncer).

Cerca de 10% da população brasileira com mais de 18 anos é fumante. Apesar dos avanços, mais de 20 milhões de pessoas no país ainda sofrem com essa dependência.

Diante do quadro, a Semusa (Secretaria Municipal de Saúde) de Batatais atua nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) com um grupo multiprofissional especializado que auxilia fumantes a pararem com o uso de tabaco. Para se inscrever basta procurar a UBS mais próxima de sua residência e se cadastrar no local. Assim que o acesso estiver liberado, a equipe responsável entrará em contato e iniciará o processo de tratamento.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) instituiu, desde 1987, o dia 31 de maio como o Dia Mundial Sem Tabaco, afim de incentivar a luta contra o tabagismo e alertar sobre os riscos das inúmeras doenças ocasionadas por esse ato.

Em razão da data, a equipe do PSF (Programa Saúde da Família) 1, da UBS do bairro Nossa Senhora Auxiliadora, promoveu durante a semana uma atividade de orientação com os pacientes da unidade.
Segundo a Secretaria de Saúde, a intenção da ação informativa foi comemorar a data e lembrar da sua importância, visando orientar e esclarecer que a qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar, uma vez que a pessoa tem sua capacidade pulmonar ampliada e fica com a saúde menos vulnerável.

Confira algumas dicas da equipe da Semusa para quem decidiu parar de fumar:
• Conscientize-se de que deseja parar de fumar porque o cigarro faz mal à sua saúde e à saúde das pessoas com as quais você convive.
• Reduza o consumo de cigarros, durante uma semana, observando aqueles que você pode eliminar de imediato, como o cigarro após o café, assistindo televisão, ou antes de dormir.
• Marque um dia para parar de fumar definitivamente, mas antes compre cravo, canela em pau, cristal de gengibre e cenoura.
• No dia marcado, jogue fora cigarro, cinzeiro e isqueiro.
• Cada vez que tiver vontade de fumar, tome um ou dois copos de água gelada e use o cravo, a canela, o gengibre ou a cenoura para mastigar nos momentos difíceis.
• Faça exercícios de respiração profunda: inspire profundamente, segure contando até cinco, solte o ar pela boca semiaberta lentamente. Faça isso cinco vezes seguidas.
• Escove os dentes logo após as refeições para reduzir a vontade de fumar.
• Enfrente cada dia como se fosse o primeiro, e siga em frente.