UBS do São Carlos realiza Roda de Conversa sobre Fibromialgia

26/05/2023

A Prefeitura de Batatais, por meio da Semusa (Secretaria Municipal de Saúde), promoveu uma roda de conversa sobre fibromialgia na UBS (Unidade Básica de Saúde) "Dr. Synésio Thomazella", localizada no bairro Jardim São Carlos. O evento contou com a participação de vários profissionais da área da saúde e teve como tema "A importância da conscientização e enfrentamento da fibromialgia", com o objetivo de prevenir e orientar sobre essa doença reumatológica.

A fibromialgia afeta diretamente a musculatura, causando dor e desconforto. Por ser categorizada como uma síndrome, a dor está associada a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade.
Com o intuito de otimizar o tempo dos pacientes nas UBSs, serão realizadas práticas e orientações enquanto eles aguardam o atendimento. A ação tem o objetivo de instruir e demonstrar de forma prática as características, os sintomas e as formas de amenizar a síndrome.

As pessoas com fibromialgia podem solicitar a expedição do cartão de identificação diretamente na Secretaria Municipal de Saúde, das 13h às 16h, mediante a apresentação de foto 3x4, documento de identidade com foto, CPF, CNS (Cartão do Cadastro Nacional de Saúde), comprovante de residência e atestado médico que comprove a condição de portador da doença.

O cartão é gratuito e válido por cinco anos a partir da data de emissão. Ele garante prioridade para pessoas com fibromialgia, conferindo direitos garantidos pela Lei Municipal nº 3.749 de 2021, como atendimento prioritário e vagas de estacionamento.

O dia 12 de maio é considerado o Dia Nacional da Conscientização sobre a Fibromialgia. Em alusão à data, a equipe da Semusa realizará ao longo do mês diversas ações com o objetivo de conscientizar o maior número possível de pessoas sobre a importância desse tema.