Prefeitura, Claretiano e Movimento de Pais de Autistas realizam o 1º Congresso de Autismo de Batatais: “Mais informação, menos preconceito”

27/03/2023

O evento acontece nos dias 03 e 04 de abril, é gratuito e contará com diversas oficinas, workshops e mesas-redondas sobre o tema

O dia 2 de abril foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data voltada para o esclarecimento da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em Batatais, para a conscientização da data, a Prefeitura, por meio das suas Secretarias de Educação e Saúde, com o apoio do Movimento de Pais de Autistas e do Claretiano - Centro Universitário, realizam nos dias 03 e 04 de abril o 1º Congresso de Autismo de Batatais que aborda o tema nacional “Mais informação, menos preconceito”. O evento tem entrada franca, acontecerá no Claretiano - Centro Universitário, sendo aberto a comunidade interessada, em especial, professores, pais e familiares de pessoas com o TEA.

Luís Fernando Benedini Gaspar Júnior, prefeito de Batatais, conta que este congresso representa uma oportunidade para profissionais, pais, cuidadores e pessoas com autismo compartilharem experiências e conhecimentos sobre essa condição, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de todos os envolvidos. “É com grande satisfação que falo da importância da realização deste primeiro Congresso de Autismo de Batatais. O autismo é uma condição que afeta muitas famílias em todo o mundo, e é essencial que a sociedade esteja informada e capacitada para entender as necessidades de todas as pessoas e oferecer a elas o suporte necessário. Estamos comprometidos em promover continuamente a inclusão e a acessibilidade em nossa cidade, a Prefeitura disponibiliza toda a sua estrutura, através de seus secretários e equipes, para a discussão do tema e de políticas públicas, e o congresso sobre autismo é um passo importante também nesse sentido”, explica.

O secretário de Educação,  Prof. Dr. Victor Hugo Junqueira, disse que o evento será um espaço de discussão de políticas públicas e de formação para pais, professores e comunidade em geral. “Com o crescimento do número de diagnóstico de crianças autistas, é fundamental o diálogo com as famílias, formação e ações de conscientização para todos”, diz o Prof. Dr. Victor Hugo Junqueira, secretário municipal de Educação. 

Bruna Toneti, secretária de Saúde de Batatais, comentou que o autismo é uma condição complexa e cada vez mais comum, sendo essencial que os profissionais, ainda mais especialmente os de saúde e educação, estejam atualizados sobre as últimas pesquisas e desenvolvimentos nessa área. “Neste sentido, o congresso sobre autismo é uma oportunidade importante para discutir os mais recentes avanços no diagnóstico e gerenciamento de pacientes com autismo, bem como compartilhar as estratégias e os recursos educacionais disponíveis para ajudar os alunos com autismo a alcançarem seu potencial máximo. Teremos a chance de discutir desafios e compartilhar soluções com familiares, educadores, profissionais da saúde e outros que trabalham e convivem com pessoas com autismo”, conta a secretária.

Para participar do Congresso é preciso fazer a inscrição no Portal da Extensão do Claretiano (https://extensao.claretiano.edu.br/), pois todos que participarem de alguma atividade receberão o certificado, e comparecer no Claretiano, nos dias e horários das atividades. A abertura será às 9h, do dia 03,  com a mesa-redonda “Políticas Públicas Municipais para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): Um Olhar Intersetorial”. Esta atividade contará com as presenças do Prof. Me. Francisco Maurício, Pró-reitor Acadêmico do Claretiano; Prof. Dr. Victor Hugo Junqueira, secretário de Educação; Profa. Ma. Bruna Toneti, secretária de Saúde; Fernanda Cristina Robes Girardi, secretária de Assistência Social; Gustavo Rastelli, secretário de Obras e Planejamento;  Profa. Francine Prado Paulino, representante do Movimento de Pais de Autistas; Profa. Ma. Danielle Dornellas Diniz, representante do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Laila Fernanda de Azevedo dos Santos, representante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, de Batatais - CER. A mediação ficará com a Profa. Dra. Renata Andrea Fernandes Fantacini, do Núcleo de Acessibilidade - Claretiano.  No período da tarde estão previstas diversas atividades, todas presenciais.  

No segundo e último dia do Congresso serão realizadas várias oficinas presenciais das 16h às 17h30. Das 18h às 20h, a psicóloga e Profa. Ma. Mariana Viana Gonzaga fará a palestra on-line sobre “Ensino de habilidades e manejo comportamental de estudantes com Transtorno do Espectro Autista - TEA”. Esta atividade será transmitida pelo Youtube, no canal Claretiano TV e contará com a mediação de Márcia A. Bonfá da Silva,coordenadora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Batatais, coordenadora do setor de educação especial/inclusiva e mestra em Educação Especial pela UFScar. Em seguida, acontecerá a mesa-redonda de encerramento com o tema ‘Um olhar integral e inclusivo para pessoas com TEA’ com os profissionais: Profa. Dra. Renata Andrea Fernandes Fantacini, do Núcleo de Acessibilidade do Claretiano; Francine Prado Paulino, mãe de autista e profissional da área da Assistência Social; Prof. Esp. Paulo de Andrade Junior, pai de autista e profissional da saúde e do Prof. Dr. Rafael Poliseli Telesb, que é autista e dará seu depoimento. Esta atividade será híbrida, ou seja, presencial com transmissão pelo Youtube, no canal Claretiano TV.

Para Liria Cristina de Moraes, que é mãe atípica de um garoto de cinco anos e faz parte do Movimento de Pais de Autistas, colocar o tema em pauta é o caminho para que a sociedade inicie o processo de entendimento ao Autismo. “Não há possibilidade de desenvolvimento para nossas crianças autistas sem uma mudança de todos, em especial, a multidisciplinar, a Educação, a saúde e a família. Este congresso destaca a importância da inclusão social, traçando novos caminhos para as famílias atípicas de Batatais, promovendo o conhecimento, gerando consciência e juntos a transformação na diversidade diante da sociedade”, comenta.

Confira a programação das atividades presenciais realizadas na parte da tarde nos dias 03 e 04:

03/04 das 16h às 18h: 



  • Oficina ‘Estratégias para uma Comunicação Funcional’ com Fabiana Gonçalves dos Reis Martins, fonoaudióloga da Domus Claret e da Clínica Integrale, e Marcia Regina Kfouri Bernardi Regueiro, fonoaudióloga.
  • Oficina ‘Atenção aos cuidados na seletividade alimentar e sensibilidade sensorial’ com Kelly Midori Umemiya Garcia de Toledo, nutricionista, e Larissa Moretti de Souza, terapeuta ocupacional.
  • Workshop ‘Apresentação e orientações do modelo Denver - intervenção precoce’ com Camila Paula Dí Lello Segato , terapeuta ocupacional; Paloma de Oliveira Ferreira, psicóloga,  e Ana Carolina Sousa Sampaio dos Santos, pedagoga e psicopedagoga, todas da Clínica Integrale.    
  • Workshop ‘Práticas Pedagógicas sob a Ótica da Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista - TEA’ com a Profa. Liria Cristina de Moraes.
  • Workshop ‘Direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista - TEA’ com Fabrício Barcelos Vieira, advogado.


04/04 das 16h às 17h30 



  • Oficina ‘Integração sensorial: estratégias práticas para aprendizagem’ com a Profa. Dra. Aline Coppede Ribeiro, terapeuta ocupacional.
  • Oficina ‘O professor de Educação Física e vivências práticas com o autismo’ com o Prof. Me. Antonio Eduardo Ribeiro, profissional da Educação Física.


No Portal da Extensão do Claretiano você confere a programação completa do evento, clique aqui.