Profissionais do Creas realizam palestra sobre violência doméstica para pacientes do Caps e da Comarev

27/03/2023

O Caps (Centro de Atenção Psicossocial) de Batatais, por meio de um trabalho conjunto das secretarias de Saúde e Assistência Social, promoveu na última semana uma importante palestra sobre violência doméstica.
Com o objetivo de conscientizar a população sobre o tema, a palestra contou com a presença das profissionais Juliana e Bianca, do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Além dos usuários do Caps, familiares também participaram do evento, assim como usuários assistidos pela Comarev (Comunidade Auxiliadora Recuperando Vidas). Durante a palestra, foram abordados temas como as diferentes formas de violência doméstica, os direitos das vítimas e os serviços de assistência disponíveis no município, como atendimento psicossocial, apoio, orientação e reflexão para as pessoas que vivenciam violência.

A secretária de Saúde de Batatais, Bruna Toneti, destacou a importância da iniciativa. "A violência doméstica é um problema grave e que precisa ser enfrentado de forma séria e comprometida. Eventos como esse são fundamentais para conscientizar a população e garantir que as vítimas tenham acesso às informações e serviços necessários para superar essa situação", disse.

Fernanda Girardi, secretária de Assistência Social de Batatais, explica que o momento fez parte de uma série de atividades promovidas em comemoração ao mês de março (em razão do Dia Internacional da Mulher) e teve como intuito a reflexão sobre as diversas formas de violência existentes e a possibilidade de identificação das mesmas. “O encontro contou com ampla interação, possibilitando uma rica discussão e reflexão sobre as possibilidades de enfrentamento e rompimento das situações de violência as quais as mulheres são vítimas, sendo algumas delas a violência física, psicóloga, sexual e patrimonial”, disse Fernanda.