Fevereiro Laranja: mês da conscientização sobre leucemia

03/02/2023

A Prefeitura de Batatais, através da Semusa (Secretaria Municipal de Saúde), promoveu uma ação para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce de leucemia. Como parte da campanha "Fevereiro Laranja", a atividade foi realizada na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Nossa Senhora Auxiliadora e teve como objetivo orientar os presentes sobre a detecção precoce da doença, tanto na forma adulta quanto infantil.

A ação contou com a participação das profissionais da saúde da UBS, que distribuíram panfletos explicativos e realizaram orientações sobre a leucemia. A atividade teve grande sucesso e será replicada nas quartas-feiras do mês, durante o período da manhã.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), a leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, com origem geralmente desconhecida. Sua principal característica é o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.
A importância do diagnóstico precoce da leucemia é fundamental para o sucesso do tratamento da doença. Quanto mais cedo a doença for detectada, maiores serão as chances de cura e melhora da qualidade de vida dos pacientes.

“A ação realizada pela Prefeitura de Batatais é uma iniciativa importante para conscientizar a população sobre a importância da detecção precoce da leucemia. A participação da equipe de saúde e da população contribuirá para a disseminação desta mensagem e para a prevenção da doença”, explica Bruna Toneti, secretária de Saúde do município.