Horto Florestal de Batatais terá manhã de atividades físicas no ‘Projeto de Férias’

01/02/2023

Os parques estaduais geridos pela Fundação Florestal estão com programações especiais para o período de férias. Todas as atividades são gratuitas, abertas ao público em geral e necessitam de agendamento pelo site:
https://www.ingressosparquespaulistas.com.br/home.
O formato é o mesmo de compra de ingressos, mas não existe cobrança, é feito apenas para cadastramento e controle de acesso.
Segundo informou a Fundação, a Floresta de Batatais está participando com um evento: “Manhã de atividades físicas no Horto Florestal”, que será realizado no dia 5 de fevereiro.


Além dessa atividade, em agosto de 2023 o Horto Florestal completará 80 anos e eventos serão programados e divulgados no decorrer do ano.
A Prefeitura de Batatais, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, se colocou à disposição para auxiliar em todas as atividades, por entender que o espaço precisa cada vez mais ser utilizado para atração de batataenses e de turistas.
Dessa forma, os interessados devem se inscrever o quanto antes para a “Manhã de atividades físicas”.


A Floresta de Batatais
A Floresta de Batatais, criada em 1943, possui 1.475 hectares, ocupando grande parte da microbacia hidrográfica do córrego da Estiva, manancial de abastecimento urbano de água da Estância Turística de Batatais.
A unidade ocupa grande área de ecótono (transição) entre as fisionomias de cerrado e floresta estacional semidecidual, encontrando exemplares de espécies arbóreas nativas, grande diversidade de espécies de aves e mamíferos, como lobo-guará e onça-parda.


A conservação de seus recursos naturais é objeto de manejo da vegetação exótica, que vem sendo retirada ao longo das margens de nascentes e cursos-d'água, dando espaço para a regeneração natural de sua vegetação nativa.


A Floresta de Batatais tem a principal função de ser manancial de abastecimento urbano de água, com oito nascentes principais e mais de 5 quilômetros de córregos contribuindo com a metade do abastecimento público de água para a zona urbana do município.