Secretaria de Saúde promove campanha de testagem para HIV e sífilis

30/11/2022

A Prefeitura de Batatais, por meio da Semusa (Secretaria Municipal de Saúde), realiza nos próximos dias mais uma campanha de testagem de HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e sífilis -desta vez, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids, comemorado em 1º de dezembro.

As ações de testagem serão realizadas pelo Programa Municipal de Infectologia nos dias 1º e 3 de dezembro, quinta-feira e sábado.

No dia 1º de dezembro os interessados devem comparecer até as 19 horas no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), que fica dentro do Ambulatório Central de Especialidade Egydio Ricco, localizado na rua José Junqueira, 90, Centro, próximo ao Fórum e ao Terminal Rodoviário de Batatais.

Já no dia 3 de dezembro, sábado, a ação acontece das 8h às 12h, na praça Paulo de Lima Corrêa, a Praça da Prefeitura.

No Estado de São Paulo, o acesso ao diagnóstico precoce do HIV/Aids e da sífilis avançou muito, mas ainda há muitas pessoas que desconhecem sua sorologia quanto às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

A secretária de Saúde, Bruna Tonetti, afirma que incentivar e estimular a população de Batatais a realizar as testagens, principalmente quem tem vida sexual ativa e nunca realizou os testes de HIV e/ou sífilis, é um dos papeis das equipes da Semusa durante o ano todo.

Na rede municipal de Batatais, a Secretaria de Saúde oferece serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento precoces para IST. O CTA conta com equipe multiprofissional que disponibiliza aos pacientes assistência clínica e psicossocial.

Para realizar o exame, basta apresentar o Cartão Nacional do SUS e um documento com foto.