Cras de Batatais desenvolvem oficinas sobre Consciência Negra com crianças, adolescentes e idosos

25/11/2022

Os Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de Batatais têm constante preocupação com manter ações que promovam o combate do racismo e da desigualdade social, buscando ampliar a conscientização da população.


Um exemplo é o trabalho que está sendo desenvolvido pelo Cras do Jardim Santa Luiza, a Vila Lopes, que neste mês de novembro está trabalhando a temática Consciência Negra com as famílias, crianças, adolescentes e idosos da região de atendimento.


Entre as atividades, estão inseridos vídeos e jogos acerca do tema em questão, além de serem apresentadas informações sobre a cultura hip hop e dança breaking, ambas ofertadas no equipamento para a população da região.


Segundo Fernanda Girardi, secretária de Assistência Social, o tema trabalhado é, ao mesmo tempo, uma referência e uma homenagem à cultura ancestral do povo de origem africana e símbolo da luta, da resistência e a consciência de luta por reparação histórica em seu lugar na sociedade.


“É importante dar espaço, fala, consciência e lugar de pertencimento, é um tema a ser trabalhado constantemente em nossa comunidade, escolas, Cras e família.

É necessário também evidenciar espaços de luta e denúncia, como o Compadecon (Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra)”, disse a secretária, completando que o Conselho é um importante espaço de participação popular que contribui para a formulação e execução de políticas públicas.