Mais estágios e oportunidades para jovens: Programa de Pós Medida é oficializado em Batatais

25/11/2022

A Prefeitura de Batatais, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, em parceria com a Adepab (Associação de Apoio e Aprendizagem ao Adolescente De Batatais), realizou na última quarta-feira (23), a apresentação e assinatura de um Acordo de Cooperação visando a implantação e a execução do Programa de Pós Medida.

O objetivo é proporcionar a inclusão dos adolescentes ou jovens egressos de medidas socioeducativas, bem como de suas famílias, nas diversas políticas públicas disponíveis no município como forma de continuidade das ações do Plano Individual de Atendimento desenvolvido durante o período de cumprimento de medida socioeducativa restritiva de liberdade.

O prefeito Juninho Gaspar, durante a apresentação do programa, ressaltou a importância de sua implementação no município. “É mais uma alegria para nós estar realizando hoje a implementação dessas novas medidas para nossa cidade e para os nossos jovens e adolescentes.

O projeto é voltado a egressos das medidas socioeducativas, aborda a questão da inclusão e da participação nas políticas públicas, dando continuidade no plano individual de atendimento, que esses adolescentes já recebem, por meio da nossa equipe da assistência social.”

O prefeito citou, ainda, a importância de se trabalhar com as famílias e como isso se torna um facilitador do processo de inclusão.

“Essa atenção e essa possibilidade da participação das famílias durante todo o processo são fundamentais. Nós acreditamos que fortalecendo a família, vamos ter a possibilidade de criar um vínculo maior com os pais, com os jovens e adolescentes e, assim, facilitar a reinserção social por meio de todas as ações do projeto”, disse.

A secretária de Assistência Social de Batatais, Fernanda Girardi, afirma que é de fundamental importância trabalhar “de perto” com os jovens e adolescentes e que, independentemente da dificuldade, a implementação do projeto é essencial.

“Nós sabemos e entendemos que esse projeto fará muita diferença na vida desses adolescentes e jovens egressos. Sabemos que a reinserção não é algo fácil, mas caberá a nós, sociedade, abrirmos portas, acreditarmos e darmos oportunidades. Para isso vem o programa, para facilitar esse acesso.”

O diretor da Divisão Regional Norte da Fundação Casa, Robson Leite, agradeceu a ação do prefeito Juninho Gaspar e disse esperar que todos os municípios da região tomem a mesma atitude, frisando a importância do trabalho social.

“Para quem está há algum tempo na área do serviço social e vê um município investindo dessa forma respeitosa com relação ao atendimento à população, essa parceria é algo muito gratificante e muito prazerosa.

Esperamos que seja um exemplo para todos os municípios da região e que também consigam realizar esse tipo de investimento, porque é desta forma que alcançamos desenvolvimento humano verdadeiro.”