Caps comemora semana da Consciência Negra com oficina de Abayomi

22/11/2022

Como parte das atividades relacionadas ao mês da Consciência Negra, o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) da Secretaria da Saúde de Batatais, recebeu uma oficina de bonecas Abayomi.


Na oportunidade, a professora Ana Maria Morais da Silva, que também faz acompanhamento na unidade, promoveu a ação, que envolveu muita ludicidade durante a confecção das bonecas Abayomi.


A palavra abayomi tem origem iorubá, sendo uma boneca negra, cujo significado é “aquele que traz felicidade ou alegria”. Na etimologia da palavra, Abayomi quer dizer encontro precioso (abay=encontro e omi=precioso).


Segundo Bruna Toneti, secretária de Saúde de Batatais, a iniciativa destaca mais uma vez que saúde não é somente a ausência de saúde, e sim o bem-estar geral, incluindo o físico, o social e o mental. “As atividades do Caps envolvem assistência médica, psicológica e social, mas também têm um olhar especial para o acolhimento e o bem-estar geral.”


A atividade no Caps, assim como outras realizadas no município, destaca a importância das ações para o combate do racismo e da desigualdade social no país, buscando ampliar a conscientização da população.