Projeto de Pesquisa desenvolvido na Rede Municipal de Educação é destaque em Congresso na UFSCar

21/11/2022

Projeto de Pesquisa desenvolvido na Rede Municipal de Educação é destaque em Congresso na UFSCar

Professores da Rede Municipal de Educação de Batatais participaram, na última quinta-feira (17), do Seminário de Pesquisas sobre Formação e Política de Educação Especial no Brasil na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).


Com o avanço da pandemia de Covid-19, o fechamento das escolas e a implementação do ensino remoto das mais variadas formas, a desigualdade educacional foi acentuada em todos os níveis e etapas da educação.


Por meio de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação e a UFSCar, o projeto desenvolvido desde o início do ano tem como objetivo melhorar a capacidade das escolas de responder à diversidade dos alunos via desenvolvimento, avaliação e implementação de um programa abrangente de desenvolvimento profissional de professores sobre inovações apontadas pela literatura sobre política de inclusão escolar com vistas a diminuir os efeitos da pandemia.


O projeto envolve as professoras da Emeb (Escola Municipal de Ensino Básico) “Alzira Acra de Almeida” e todos os profissionais de apoio da rede municipal. A intenção é expandir esses conhecimentos e as novas práticas para toda a rede.


No dia 17 de novembro, as professoras estiveram no campus da UFSCar, em São Carlos, compartilhando as ações do projeto que já foram implementadas em sala de aula.


Na ocasião, o secretário se Educação, Victor Hugo Junqueira, salientou a importância da aproximação entre universidade pública e educação básica, de forma a profissionalizar cada vez mais os profissionais do município por meio da relação entre teoria e prática.


Esteve presente também a coordenadora da Secretaria de Educação, Márcia Bonfá, reforçando que com a diversidade existente nas salas de aulas é preciso repensar as práticas e expandir a atuação profissional para estratégias mais colaborativas e universalistas em sala de aula, de forma a atender às diferenças dos alunos e garantir equidade nas práticas educacionais.

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