‘Botecada da Saúde’: Semusa divulga campanha Novembro Azul em bares de Batatais

17/11/2022

No mês dedicado à saúde do homem, a Secretaria de Saúde de Batatais realiza uma ação especial e inédita em bares e lanchonetes da cidade, a “Botecada da Saúde”. A ação é parte da campanha Novembro Azul, cujo tema deste ano é “Homem, cuide da sua saúde de novembro a novembro”.


Os frequentadores dos estabelecimentos visitados recebem orientações sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras informações relacionadas à saúde masculina.


“Nossas equipes estão empenhando todos os esforços para que os homens compreendam a importância do cuidado com a saúde, principalmente em relação à prevenção do câncer de próstata.

Levar essa mensagem quando este público-alvo está em momentos de descontração, nos bares, é uma iniciativa que tem sido muito bem recebida. Eles são orientados sobre a necessidade de procurarem atendimento médico para realizarem exames preventivos e têm a oportunidade de tirar dúvidas em uma situação descontraída, informal, em que se sentem mais à vontade, entre amigos”, explicou a secretária de Saúde, Bruna Toneti.


Na última semana, a equipe da UBS da Vila Lídia visitou dois estabelecimentos em Batatais: o Bar do Fábio, na região do Matadouro, e o Bar da Dora, na Vila São Francisco.


No local, o médico da rede pública de Saúde dr. Felipe Rigotto Zera e enfermeira Camila Arantes tiraram diversas dúvidas levantadas pelos homens, que receberam ainda material gráfico informativo e orientações sobre os meios para realizarem exames.


O assessor de Relações com a Comunidade da Prefeitura, André Luís da Silva, que também acompanha a equipe no trabalho itinerante, disse que, habitualmente, as mulheres têm mais iniciativa de procurar voluntariamente os serviços de saúde, enquanto os homens precisam de um “incentivo” extra. “Considerando que, durante o dia, nos bares, os ambientes são predominantemente masculinos, o objetivo da ação é impactar o maior número de homens possível, já que o diagnóstico precoce é fundamental para evitar câncer de próstata e outras doenças”, disse André.


A “Botecada da Saúde” acontece sempre às sextas-feiras. Confira aqui mais informações sobre a campanha Novembro Azul:
https://www.batatais.sp.gov.br/?p=26068