Secretaria de Saúde de Batatais confirma novo caso de varíola dos macacos no município

16/11/2022

A Secretaria Municipal de Saúde informa sobre o quadro de registros de MonkeyPox, doença conhecida como varíola dos macacos, em Batatais.
Nesta quarta-feira (16), a pasta recebeu o resultado de mais um caso positivo da doença, um paciente do sexo masculino de 39 anos. Desta forma, Batatais soma quatro casos confirmados em moradores do município.


Histórico
Em 6 de agosto, houve a confirmação de um caso em um profissional de saúde que atua em Batatais, mas que é residente em Ribeirão Preto.
Em 30 de agosto, foi registrado o primeiro caso da doença em um morador de Batatais –um homem de 43 anos.


Em 12 de setembro, outros dois pacientes do sexo masculino, de 38 e 54 anos, receberam diagnóstico positivo para a doença.


Todos os batataenses infectados apresentaram sintomas leves, poucas lesões e se recuperaram em casa, em isolamento domiciliar, sem necessidade de internação hospitalar. Eles foram monitorados, assim como seus contactantes, segundo a secretária da Saúde, Bruna Toneti.
Batatais tem, ainda, outros 14 registros referentes à doença:



  • um adolescente de 14 anos está com suspeita da doença e aguarda resultados de exames;
  • doze pessoas (seis mulheres e seis homens) receberam resultado negativo para a doença;
  • uma mulher de 28 anos teve a possibilidade de estar com a doença descartada.
    Os pacientes que recebem atendimento médico com suspeita da doença passam pela coleta de material, que é enviado ao Instituto Adolfo Lutz para confirmação ou descarte da doença.
    A MonkeyPox é uma doença transmitida por contato direto ou indireto com fluidos corporais, sangue, lesões de pele de infectados.
    A secretária de Saúde orienta que as pessoas observem o aparecimento dos sintomas da doença, principalmente aos relacionados a lesão na pele em qualquer parte do corpo. Pessoas com algum sintoma devem procurar rapidamente uma unidade de saúde para atendimento, realização de exames e acompanhamento adequado.