Batatais sedia o Projeto 'Cidadania Itinerante', com emissão de 2ª via de documentos e outros serviços

27/09/2022

O município de Batatais, por meio de uma ação do prefeito Juninho Gaspar, foi incluído na rota da prestação de serviços gratuitos à população por meio do projeto “Cidadania Itinerante”, desenvolvido em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

Entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro, um ônibus do programa estará na cidade oferecendo diversos serviços, como emissão de documentos e outros atendimentos relacionados a direitos humanos e cidadania. Os atendimentos serão feitos das 9h às 16h30, por ordem de chegada.

O veículo ficará estacionado na praça Cônego Joaquim Alves, a Praça do Santuário Bom Jesus da Cana Verde.

O evento é organizado pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e, no âmbito municipal, terá o suporte da Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

Com previsão de prestar de 90 a 100 atendimentos por dia, durante os 4 dias que estará em Batatais, o projeto disponibilizará serviços como:
• Agendamento para RG
• Solicitação de 2ª via: Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito
• Solicitação de 2ª via de CPF
• Solicitação de 2ª via de contas de consumo: água e luz;
• Atestado de antecedentes criminais;
• Entrada no Seguro-Desemprego;
• Baixar Carteira de Trabalho Digital no celular;
• Elaboração de currículo;
• Consulta Serasa
• Também terão atendimentos para receber denúncias, realizar orientações e encaminhamentos para as Coordenadorias e aos Programas da Secretaria:
• Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual, Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena, Coordenação de Políticas para a Mulher, Coordenação Geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania, Centro de Integração da Cidadania, Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência, Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte e Ouvidoria da Secretaria da Justiça e Cidadania.

O projeto “Cidadania Itinerante” tem percorrido os principais municípios do Estado e tem também parceria com outras Secretarias de Estado, como Desenvolvimento Regional e Desenvolvimento Econômico, sendo que em cada cidade é possível contar com outras parcerias, entre elas a Secretaria de Ação Social, por meio dos Cras (Centro de Referência em Assistência Social) de Desenvolvimento e outras afins.

No caso das certidões, trata-se de segunda via, de Nascimento, Casamento e de Óbito. Neste sentido, contatos estão sendo feitos pela Unidade Móvel Itinerante com os cartórios locais, que também participarão desses atendimentos.