Centro de Documentação da 2ª Guerra recebe melhoria

06/05/2020
O Centro de Documentação Histórica ‘Capitã Altamira Pereira Valadares’, localizado em anexo ao Tiro de Guerra 02-047, de Batatais, apesar do período de pandemia, onde o espaço teve que fechar provisoriamente as portas ao público, manteve ações em andamento. Uma série de atividades foi desenvolvida para melhorar as instalações como a pintura interna da galeria de exposição, pintura e reorganização da reserva técnica, organização do acervo documental e dos livros do Centro de Documentação e atualmente a pintura externa de todo o complexo TG 02-047 e Centro de Documentação. Também está sendo montada uma exposição comemorativa dos 75 anos do final da II Guerra que será aberta ao público assim que for possível em função da pandemia. A responsável técnica do espaço Alessandra Baltazar articula ainda um grupo de pesquisa que está organizando textos a respeito do diário da Capitã Altamira e em breve serão publicados.

O Secretário Municipal de Cultura e Turismo Luciano Dami destaca a importância do espaço como uma fonte rara da participação das brasileiras na II Guerra e enfatiza que a Administração Municipal está aproveitando para melhorar e readequar alguns espaços e prepará-los para receber os visitantes assim que a pandemia permitir.

O Centro de Documentação Histórica é um espaço de memória organizado pela enfermeira batataense Altamira Pereira Valadares, da Força Expedicionária Brasileira, que desde a sua participação na guerra, se dedicou à coleção de objetos relacionados à história da II Guerra Mundial, para formar um local de pesquisa e documentação em Batatais. O acervo é composto por fardas e documentos dos pracinhas, uniformes de campanha e de gala das enfermeiras, marmitas, cantis, talheres, botas, sapatos, galochas, objetos de primeiros socorros, medalhas, documentos e fotografias das enfermeiras, além souvenires e publicações (livros, revistas e jornais) sobre a Segunda Guerra Mundial e a Força Expedicionária Brasileira.

[gallery columns="5"]

Galeria deFotos