Batatais realiza a Primeira Feira Afro-Brasileira

04/11/2019

Neste mês de novembro no qual é celebrado o dia da Consciência Negra (20 de novembro) a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo e o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra – (Compadecon) irá realizar a I Feira Afro-Brasileira: 'Maria Aparecida de Oliveira'.

A Feira que prestará uma homenagem a Maria Aparecida de Oliveira (Mary), professora que historicamente lutou pelos direitos e valorização do povo negro em Batatais, promoverá uma série de atividades durante todo o mês de novembro.

As atividades já estão acontecendo, a primeira delas é a Exposição 'Uma África num Brasil Africano', exposição montada pelo Professor Adilson Donizeti da Silva na Estação Cultural aborda a história e a cultura africana no Brasil, a exposição está aberta ao público e receberá os alunos das escolas municipais.

Na semana de 18 a 22/11 será realizado uma série de ações com palestras, oficinas, apresentações musicais e teatrais, com foco na conscientização do papel e da importância do negro no Brasil.

O secretário de Educação Victor Hugo Junqueira explicou que essa Feira visa apresentar os trabalhos já realizados nas escolas e fortalecer a importância do conhecimento sobre o povo e a cultura negra, para a superação do racismo e outras formas de preconceito, ainda existentes no país.

Segundo Victor Junqueira além das atividades culturais, a Secretaria de Educação montou em agosto um Grupo de Trabalho para a elaboração das Orientações Curriculares para a inserção dos conteúdos afro-brasileiros e indígenas na sala de aula. Este documento será lançado durante as atividades da Feira.

A homenagem a Professora Mary foi uma decisão unânime do Grupo de Trabalho, da qual ela também fazia parte. “A Mary estava muito envolvida no processo de construção dessas ações e atribuir o nome da Feira a ela, é um singelo e carinhoso reconhecimento, a toda uma vida dedicada a valorização da cultura afro-brasileira”, finalizou.

Em breve será divulgada toda a programação da Feira.

[gallery columns="5"]

Galeria deFotos